Trabalhadores lesados pela cerca sanitária nada receberam, acusa o PCP

Os comunistas vieram hoje criticar o Governo Regional por incumprimento do prometido aos trabalhadores lesados pela cerca sanitária a Câmara de Lobos. Recorda o PCP que, no início do passado mês de Maio, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, garantiu o pagamento a 100% dos trabalhadores públicos e privados durante o período em que vigorou a cerca sanitária à freguesia de Câmara de Lobos. Segundo Albuquerque,  todos os trabalhadores da freguesia de Câmara de Lobos que foram impedidos de trabalhar, devido à cerca, seriam pagos a 100%. A medida estender-se-ia ainda aos que viviam fora da freguesia, mas cujo local de trabalho estava dentro da área confinada.

Como foi publicado pela Comunicação Social, o Governo Regional prometeu que todos os trabalhadores, quer privados, quer públicos, teriam o seu salário assegurado, a 100% pela Segurança Social no período em que durasse a cerca sanitária, insiste o PCP.

Porém, o partido alega ter conhecimento de que, em particular, no sector privado da economia diversos trabalhadores continuam sem receber a retribuição a que deveriam ter direito. “Muitas das empresas recusaram o pagamento a 100% dos dias em que os trabalhadores, devido ao confinamento imposto pela cerca sanitária, estiveram ausentes dos locais de trabalho. As empresas alegam que tais valores, como anunciou o Governo Regional, seriam pagos pela Segurança Social. Só que até ao momento não houve qualquer diligência da parte da Segurança Social no sentido da regularização daquele compromisso”, acusam os comunistas.

“Ou seja, o Governo Regional prometeu, mas não cumpriu”, conclui o PCP, que exige da parte do GR a imediata tomada de medidas no sentido de dar concretização às promessas feitas e de modo a garantir a remuneração devida aos trabalhadores em causa.