Representante da República “atento, disponível e empenhado” nas reivindicações da Madeira em Lisboa

Fotos Rui Marote

O Representante da República para a Madeira, Ireneu Barrreto disse hoje que está “atento, disponível e empenhado” nas reivindicações feitas pela Madeira junto da República.

“Compreendo bem as reivindicações que vêm sendo feitas junto da República no sentido do acesso a meios económico-financeiros. Neste, como noutros aspetos, estou atento, disponível e empenhado no sentido do melhor resultado possível”, disse Ireneu Barreto na cerimónia do 10 de junho, no Palácio de São Lourenço.

“Não entrarei em aspetos concretos: não é esta a ocasião, nem o Representante da República deve falar publicamente disso. Mas estou certo de que, como aconteceu no passado em momentos de crise, a final, prevalecerão soluções que concretizem o princípio da solidariedade e da unidade nacional”, vaticinou.

De resto, Ireneu Barreto também mostrou-se convicto que a União Europeia será solidária no envelope financeiro que disponibilizará à Região.

“Estou convicto de que, na distribuição das verbas que a União Europeia nos proporcionará, presidirá sempre um critério equitativo que, tendo presente a necessidade de discriminações positivas, possa compensar as diferenças que a nossa situação arquipelágica reclama”, disse.

Relativamente ao desconfinamento pós-pandemia, Ireneu Barreto pediu que se tire uma lição.

“Devemos, pois, aprender com o que esta realidade nos trouxe. Não é possível continuar a viver numa sociedade de extremos em que uns não têm quase nada e outros possuem quase tudo. Lançar as bases para uma sociedade mais justa, com efetiva igualdade de oportunidades deve ser um compromisso para o futuro”, revelou.

Habitualmente, o Dia de Portugal, é um dia de festa. este ano a cerimónia até devia realizar-se na Madeira mas a pandemia trocou a agenda a Marcelo Rebelo de Sousa.

“Esta é uma cerimónia atípica também porque não inclui quaisquer condecorações, num ano em que tantos tiveram um comportamento cívico tão relevante e meritório. Mas, nunca como hoje se justificou que marcássemos presença com determinação. Porque, se não é tempo para condecorar, é momento para recordar, reconhecer e agradecer”, disse Ireneu Barreto.

O representante da República pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da COVID-19 e agradeceu aos que estão na linha da frente do combate ao vírus.

“Mesmo se a situação na Região se apresenta menos sombria, a batalha não está vencida; teremos de continuar atentos e vigilantes. Mas acredito que ultrapassámos a pior fase e é tempo de retomar gradualmente a normalidade”, rematou.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.