Máquinas desativadas obrigam a hora marcada para os reembolsos do IASAUDE e causam descontentamento

Nos serviços de reembolsos do IASAUDE, na rua das Pretas, as filas tornaram-se inevitáveis à entrada da instituição. Mesmo com horas de atendimento previamente marcadas. É um cenário desolador, apesar dos esforços evidentes dos funcionários por esclarecerem as pessoas.

Uma funcionária tem a tarefa ingrata de orientar a fila e prestar os esclarecimentos aos cidadãos que precisam de ser atendidos. E chega  a ser confrangedor verificar a desilusão daqueles que desconhecem a obrigatoriedade de terem hora agendada de atendimento, mesmo após expressarem as dificuldades familiares e fracos recursos para se dirigirem facilmente a este serviço.

Quando questionada a chefia sobre a razão de as máquinas automáticas de receção dos impressos terem sido desativadas – contrariamente ao que se passa nos bancos, nos supermercados e comércio em geral – a resposta obtida é a de que o IASAUDE está a abrir os serviços de forma gradual e logo ponderará se retomará o funcionamento das máquinas. Até lá, as intermináveis filas. Atendidos a horas e bem são sempre aqueles que têm hora marcada. Os restantes, regressam a casa para agendarem novo encontro.