Sidrarias coletivas inovam e dão qualidade e impulso à produção regional

O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural disse hoje, no Parlamento, que as sidrarias coletivas representam uma solução importante na valorização da produção de sidra na Região, apontando a construção da primeira sidraria regional, no Santo da Serra, envolvendo um investimento de 183 mil euros, como um passo relevante para a existência, no mercado, de sidra engarrafada e devidamente enquadrada como produto regional.

Humberto Vasconcelos falava, no Parlamento, durante a discussão do decreto legislativo regional que define e carateriza a sidra, o vinagre de sidra e o vinagre de maçã produzidos na Região e estabelece regras aplicáveis à colocação no mercado.

O governante diz que toda a produção regional será feita com peros da Madeira, salvaguardando sempre a qualidade, nada impedindo que existam pessoas que continuem a fazer a sidra da forma como sempre fizeram. O importante é estabelecer normas para um mercado consumidor, também virado para o turismo, com exigência de uma qualidade e certificação.