Madeira substitui quarentena por teste a partir de 1 de julho; isolamento profilático dispensado já em junho

A notícia é da agência Lusa, que neste período da Covid-19, colocou informação em sinal aberto. A Madeira vai substituir a quarentena obrigatória por um teste à chegada, já a partir do dia 1 de julho Ou mostra um teste negativo feito nas últimas 72 horas ou faz no momento da chegada. E o passageiro paga.

A revelação foi feita pelo presidente do Governo Regional em entrevista à Lusa, dando conta, ainda, que já partir do mês de junho estão dispensados de “qualquer isolamento profilático” todos os passageiros que apresentarem à chegada um teste PCR nos mesmos moldes, ficando, no entanto, sujeitos a monitorização pelas autoridades de saúde através de uma aplicação de telemóvel ou por contactos regulares.

“O passageiro que tem o seu teste negativo, desembarca e depois disponibiliza o acompanhamento voluntário, através do seu telemóvel, à unidade de saúde, ou é acompanhado através dos métodos tradicionais”, explicou Miguel Albuquerque.

Por outro lado, todos os passageiros que se apresentarem nos aeroportos da Madeira sem teste PCR durante o mês de junho continuam obrigados a cumprir quarentena em unidades hoteleiras.

A quarentena obrigatória para os passageiros desembarcados na Madeira vai ser eliminada a partir de 01 de julho, passando a vigorar a obrigatoriedade de apresentação ou realização de um teste à covid-19 à chegada, indicou hoje o Governo Regional.

“Para o mês de julho, assume-se como condição necessária à entrada na Região Autónoma da Madeira a apresentação de um teste PCR negativo, realizado nas últimas 72 horas, prévias ao desembarque, ou, em alternativa, a realização de um teste PCR à chegada”, disse o presidente do executivo, Miguel Albuquerque.

O presidente do Governo Regional explicou que o plano foi articulado com os hoteleiros e agentes de turismo da região e assenta em dois pressupostos: que a situação epidemiológica na região continuará controlada e residual e que não haverá alterações na evolução da pandemia no arquipélago, onde há registo de 90 casos positivos, número que se mantém inalterado há 12 dias consecutivos e já com 59 doentes curados.