Pedro Ramos anuncia criação de Unidade de Emergência Sanitária; há 31 casos de infecção activos e 59 recuperados

O secretário regional da Saúde anunciou hoje a criação de uma Unidade de Emergência Sanitária para fazer face à chegada à Região de um crescente número de passageiros, com o aumento dos voos, “se calhar não no número de cem por semana, mas de um milhar por dia”. A dita unidade deverá ser dotada, adiantou, “de recursos humanos, e de apoio”, para poder proceder ao rastreamento e acompanhamento de qualquer caso. A dita unidade está a ser planeada pelo IASAÚDE, pela Secretaria Regional de Saúde e em especial pelo especialista em saúde pública, Dr. Maurício Melim e seus colaboradores. A ideia é ter “rigor no seguimento”, provavelmente com “ajuda de aplicações [de telemóvel] aproveitando a nova tecnologia”.

Actualmente, referiu pelo seu lado a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, mantém-se o total dos 90 casos Covid-positivos assinalados na RAM. Há neste momento 59 recuperados, e 31 casos de infecção activos no arquipélago. Desde a última conferência realizada, registaram-se seis recuperados, os quais se encontram em estado estável, não necessitando de cuidados hospitalares, sendo acompanhados em ambulatório.

Durante a semana, disse esta responsável, foram assinalados 33 casos suspeitos de Covid-19, os quais foram testados, mas com resultados negativos.

À data de hoje, 331 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Região. 259 estão em vigilância activa e 72 estão em auto-vigilância.

O total de atendimentos da linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE é de 813. São 108 as pessoas em acompanhamento.

Os contactos para a linha SRS 24 foram 33, nas últimas 24 horas. Totalizam agora 7.568.

Durante a semana, e desde a última conferência de imprensa, foram processadas 1308 amostras no Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM. O total de amostras processadas até à data é de 7043. O número de doentes que foi alvo de testes na RAM cifra-se em 6270, mais 1172 durante esta semana.

A informação diária da situação epidemiológica na RAM é partilhada e está sempre disponível no site Covidmadeira.pt

Relatórios diários estão disponíveis para toda a população.

Pedro Ramos garantiu ainda, pelo seu lado, que a entrega das máscaras pelo Governo Regional à população é já da ordem dos 80 por cento.