Mais oito recuperados de ontem para hoje, divididos por quatro concelhos da Região

A vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, deu hoje conta de que até ao momento foram estudados 1007 casos suspeitos de Covid-19 na RAM. Desde ontem, mais 102 casos tiveram resultado negativo, disse esta responsável, na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica na Região, com Pedro Ramos, governante com a pasta da Saúde. Há neste momento, portanto, 903 casos suspeitos que não foram confirmados. Há neste momento 18 casos notificados, que aguardam resultados definitivos. Desde ontem, não há novos casos positivos de Covid-19 a reportar, tal como o FN já fez referência em artigo anterior.

Registaram-se até agora 86 casos positivos; os mesmos dividem-se, neste momento, em 43 casos activos, e 43 casos recuperados. De ontem para hoje, verificaram-se mais 8 recuperados, em relação aos números anteriores. Quatro são residentes no concelho do Funchal, um em Câmara de Lobos, dois no concelho da Ponta do Sol, e um no concelho de Machico. Um dos doentes recuperados é o que se encontrava internado na unidade dedicada à Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, e que, disse Bruna Gouveia, será portanto brevemente transferido para outro serviço.

Já em relação aos restantes doentes, os mesmos permanecem com sintomas ligeiros, mantendo-se 11 dos mesmos no seu domicílio e 32 em unidades hoteleiras designadas.

Bruna Gouveia deu também conta da investigação que tem sido realizada na cadeia de transmissão identificada na freguesia de Câmara de Lobos: além dos 222 contactos identificados, e que já tinham sido testados, iniciou-se a avaliação dos moradores dos blocos de apartamentos onde residiam os doentes que testaram positivo. Ontem foram realizadas 108 colheitas, e neste momento já 103 têm um resultado, tendo sido todas negativas. A investigação prossegue. Haverá actualizações diárias sobre a mesma.

Já em relação a outros testes de despiste à Covid-19, ontem foram realizados 51 testes de despiste no SESARAM, aos vários doentes que recorreram a este serviço.

66 testes foram feitos no lar Nossa Senhora da Piedade, no Porto Santo. As amostras já chegaram à RAM. Estão neste momento a ser processadas. Amanhã devem haver resultados.

767 testes realizados em contexto hospitalar, e que deram negativo, já foram realizados. No Hospital, 17 foram inconclusivos, e 2 estão a aguardar resultado. Nos lares, já foram realizados 231 testes. 170 têm já resultado negativo. Os restantes aguardam resultado.

3201 amostras foram já processadas. Desde ontem, houve mais 293 amostras processadas no laboratório do SESARAM.

Este número corresponde a 2850 doentes que já fizeram teste à Covid-19 na Região.

Quanto aos utentes que estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, hoje estão em vigilância activa 397 pessoas, que incluem 132 pessoas que se encontram a cumprir confinamento obrigatório em alojamento designado. 8 no hotel Praia Dourada, 53 no Vila Galé, 39 no D. Pedro Machico e 32 no hotel Village Cabo Girão.

Nas unidades hoteleiras, cumprem isolamento pessoas que testaram positivo e pessoas que viajaram ou foram contactos próximos dos doentes positivos que apesar de terem um teste negativo inicialmente, têm 14 dias de isolamento para cumprir, esclareceu Bruna Gouveia.

Actualmente, estão em auto-vigilância 32 pessoas. No que se refere à linha SRS 24, a tendência decrescente nas chamadas mantém-se. Nas últimas 24 horas o número de chamadas cifrou-se em 43. O total é de 6944 chamadas desde o início da actividade.

Bruna Gouveia deixou ainda uma mensagem, relativa ao facto de hoje se comemorar o Dia Mundial da Segurança no Trabalho: “o contexto laboral tem de ser visto de uma nova forma, como disse o Sr. Secretário. As actividades regressarão, mas há uma atenção particular que é preciso ter (…) à Covid-19 no meio laboral. O uso da máscara é muito importante”, defendeu. Isto, nunca descurando as distâncias de segurança, o que implica uma reorganização das funcionalidades no local de trabalho, com o concurso de todos e de cada um.