PCP alerta mais uma vez para precariedade dos trabalhadores dos call centers

Os comunistas realizaram levaram hoje a cabo uma acção de contacto com trabalhadores dos Call Centers na RAM, visando apresentar medidas para a fiscalização das condições de trabalho. No final da iniciativa o deputado do PCP, Ricardo Lume, lembrou que amanhã será discutido no plenário da Assembleia Legislativa um Projecto de Resolução da autoria deste partido, intitulado “Garantir a fiscalização das condições de trabalho nos Call Centers na Região Autónoma da Madeira”.

O recurso a empresas de trabalho temporário e ao regime de outsourcing por parte de grandes grupos económicos, de telecomunicações, entre outros, para assegurar serviços de centros de contacto, atendimento ao cliente e tratamento de informação tem sido crescente nas últimas décadas, no nosso País e na nossa Região, denunciou. Ora, segundo Ricardo Lume, o recurso a empresas para subcontratação de trabalhadores tem um duplo objectivo: manter uma política de recrutamento de trabalhadores através de um modelo de baixos salários e precariedade para assegurar necessidades permanentes das empresas utilizadoras, e reproduzir a total desresponsabilização sobre as condições socio-laborais destes trabalhadores. “Esta fórmula permite acumular lucros significativos, pois trata-se de assegurar um serviço especializado com custos muito baixos, sempre numa lógica de nivelamento por baixo”.

Na Região Autónoma da Madeira existem mais de 500 operadores de call centers, sendo que a grande maioria trabalha para empresas de prestação de serviços e tem vínculos precários.

“Neste contexto, é determinante assumir como prioritário o combate à precariedade, assegurando que necessidades permanentes das empresas utilizadoras destes trabalhadores não podem ser “terceirizadas”, nem objecto de recurso a empresas de trabalho temporário, assumindo a contratação efectiva de todos os trabalhadores que respondem a necessidades permanentes”, postula o PCP.

Os comunistas entendem ser “inadiável a valorização destes trabalhadores, nomeadamente através do aumento dos salários e de outras compensações remuneratórias que decorrem da natureza das funções e do regime de trabalho prestado, do combate à precariedade, da urgente melhoria das condições de pausa e descanso, das condições de trabalho”.

Com a discussão do Projecto de Resolução apresentado na ALRAM, ” será possível identificar quais os partidos que efectivamente pretendem combater a precariedade laboral neste sector e garantir condições de trabalho a estes profissionais.”