Jorge Carvalho no Centro de Química da Madeira no âmbito do projecto “Bridging the Gap”

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente na primeira actividade do Centro de Química da Madeira (CQM), no âmbito do projecto “Bridging the Gap®”, que se realizou hoje na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol (EBSPS).

Elogiando a disponibilidade e a visão do CQM em estabelecer uma maior proximidade da ciência com a comunidade em geral e com as escolas em particular, o governante com a tutela da Ciência e da Tecnologia sublinhou a importância do conhecimento da tomada de decisões. “Nós somos mais felizes quando tomamos as opções de vida mais acertadas e para as tomarmos devemos estar bem informados e o melhor capacitados possível. Neste caso, trata-se de contactar e saber melhor o que é isto de ser cientista, de perceber e demonstrar o seu conceito. No fundo, compreender que, quando se fala de ciência, não estamos a falar de coisas esquisitas e complicadas, mas sim de algo perfeitamente materializável e, quiçá, algo que pode muito bem ser uma opção de vida”, destacou Jorge Carvalho.

“Quando falamos hoje de competências no final da escolaridade obrigatória e das diferentes literacias que devem ser proporcionadas aos nossos alunos, este é um exemplo efectivo de mais uma possibilidade, de mais um contexto, de mais um contacto proporcionados aos alunos para que possam conscientemente tomar as melhores decisões e as melhores opções, no contexto daquele princípio que procuramos no nosso quotidiano que é o de sermos felizes”, disse.

Até à próxima quarta-feira (dia 23), cerca de 240 alunos do 7.º ao 11.º ano de escolaridade da EBSPS poderão realizar diversas actividades experimentais, assistir e participar em palestras da área da Química e Bioquímica. Trata-se de um novo formato do “Bridging the Gap®”, iniciado pelo CQM em 2015, que se pretende levar a outros estabelecimentos de ensino da RAM, refere um comunicado oficial.