Madeira vai protestar junto do Governo da República sobre atrasos de “entidades que jogam para o lado”

Albuquerque Altice PGRMalticeRibBrava1A operadora de comunicações Altice inaugurou hoje, na Ribeira Brava, o novo polo de investigação na Região, um momento em que o presidente do Governo Regional relevou o papel daquele grupo empresarial na Madeira, com investimento (25 milhões) e criação de postos de trabalho (total 400).

Miguel Albuquerque aproveitou o momento para encontrar semelhanças entre si e o líder da Altice: o que promete, cumpre. E reafirmou o compromisso do Governo Regional com a tecnologia e o progresso, criticando alguns setores que são contra o desenvolvimento. “As pessoas nunca estiveram tão protegidas, nunca vivemos tanto tempo e com tanta qualidade de vida. E ainda há pessoas que estão contra o desenvolvimento”.

Sobre a tecnologia 5G, a internet nas coisas, que vai cobrir daqui a dez anos 40 por cento da população mundial, Miguel Albuquerque acusa Portugal de estar a ficar para trás neste domínio, uma realidade que, segundo o presidente do Governo, estende-se a toda a Europa. A Europa não tem empresas que criem escalas, não tem neste momento, qualquer empresa que facture mais de 100 mil milhões de dólares por ano. Isso é incomportável no mundo de hoje”.

Numa outra vertente, Albuquerque criticou algumas entidades que “estão sempre a jogar para o lado, queremos avançar e essas entidades não marcam golo. Não percebo a razão pela qual a Madeira e os Açores ficaram para trás” na questão do 5G, a Madeira está em condições de avançar com a tenologia 5G.” Existe uma atitude discriminatória relativamente à Madeira, deixando autorização das frequências para julho do próximo ano.”