Grupo Folclórico da Camacha presente em dois festivais na China

Camacha grupo folclóricoO Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha foi convidado para participar em 2 festivais de folclore na China: o 30º Shangai Tourism Festival e o 16º China Luoyang Heluo Culture Tourism Festival que decorrerão este mês de setembro de 2019.

Numa nota dando conta desta participação, o grupo refere que tem vindo a preparar-se “intensivamente para as apresentações que decorrerão nestes festivais e, tal como tem sido apanágio, ao longo destes 70 anos, continuará a representar de uma forma digna a sua Ilha e o seu país, o que contribuirá certamente para a promoção da Madeira e de Portugal”.

O festival de Turismo de Xangai é um dos mais populares festivais que se realizam na China e tem lugar na terceira semana de setembro. É um evento internacional de grande escala, organizado pelo Governo Popular do Município de Xangai e realizado pela Administração Municipal de Turismo de Xangai. O festival tem início com um grande cortejo, o evento mais importante deste festival, numa das ruas comerciais mais famosas e movimentadas da Cidade, a Huaihai Road. Tomarão parte cerca de 30 grupos oficialmente convidados para participarem no evento. Todos os anos cerca de 50 milhões de pessoas seguem o festival e este desfile de abertura que também é transmitido pela TV e pela rádio atraindo audiências de mais de 200 milhões de espetadores, tornando-se assim um grande festival de referência para os habitantes da cidade e um dos eventos mais influentes da China.

Nas 29 edições do festival de Xangai já realizadas já participaram mais de 400 grupos oriundos dos cinco continentes.

O Festival de Turismo Cultural Luoyang é um festival anual realizado este ano na primeira semana de setembro. É patrocinado pelo Governo do Município de Luoyang e pela Administração Nacional de Turismo da China, realizado pela Comissão Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Luoyang e pela TV.

Este festival é considerado um festival cultural de alto nível, apresentando desde artes folclóricas até atividades relacionadas ao turismo.

Além de divulgarem a cultura tradicional da sua região e do seu país, os participantes nestes festivais têm a possibilidade de conhecer a fascinante cultura chinesa e a sua história.

Durante os dias em que decorre o festival haverá uma série de eventos por toda a cidade. Além do Grupo da Casa do Povo da Camacha que participará em representação da Madeira e de Portugal, tomarão parte neste festival mais de 20 grupos provenientes de vários países, tais como, EUA, Rússia, Alemanha, Suiça, Polónia, Nova Zelândia, Eslovénia, entre outros.

Para além destes festivais os componentes do Grupo terão oportunidade de conhecer a capital Chinesa – Pequim.