Palestra na UMa sobre plantas alergénicas a evitar nos espaços verdes

A Universidade da Madeira (UMa) acolhe no próximo dia 5 de Setembro, pelas 18 horas, na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus Universitário da Penteada, uma conferência subordinada à temática “Allergenic plants in our green spaces? No thanks!” (Plantas alergénicas nos nossos espaços verdes? Não obrigado!” proferida por Agnieszka Grinn-Gofroń, da Universidade de Szczecin (Polónia), juntamente com Irene Camacho, da Faculdade de Ciências da Vida da UMa.

Segundo informação da UMa, Agnieszka Grinn-Gofroń é doutorada em Biologia, tendo realizado o Mestrado em Biologia, na área de Biologia e Protecção Ambiental. É actualmente docente do Instituto de Pesquisa em Biodiversidade, Departamento de Taxonomia Vegetal e Fitogeografia e investigadora na área da Aerobiologia, tendo publicado inúmeros trabalhos sobre os pólenes e esporos de fungos de importância alérgica. É membro da Sociedade Europeia de Aerobiologia desde 2009, sendo uma colaboradora e presença assídua em vários eventos de formação avançada no domínio da Aerobiologia.

Já Irene Camacho é doutorada em Biologia com especialidade em Bioquímica. Colaboradora da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, é membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Internacional de Aerobiologia. Tem publicado em vários domínios da Aerobiologia, nomeadamente ao nível da saúde pública e fitopatologia, sendo revisora científica de inúmeras revistas e de projectos internacionais da especialidade.

Esta palestra, integrada no âmbito do programa ERASMUS+, numa parceria entre Universidade de Szczecin e a UMa, tem por objectivo dar a conhecer, de forma simples e didáctica, quais as plantas alergénicas que devemos evitar introduzir nos nossos espaços verdes e como as identificar, seja na nossa região ou fora dela.

A conferência será proferida em inglês e em português e é aberta ao público em geral, sendo especialmente recomendada para guias turísticos, agentes hoteleiros, arquitectos paisagísticos ou designers de espaços verdes, sejam públicos ou privados. Todos os participantes terão direito a certificado de presença, refere nota da UMa.