Cafôfo reafirma empenho na causa animal

Paulo Cafôfo visitou, hoje, no Funchal, a clínica veterinária solidária, gerida pela associação AMAW – Madeira Animal Welfare. Um projeto que o anterior edil se orgulha de ter implementado, e que resultou na recuperação da antiga escola do Faial, em Santa Maria Maior, edifício ao qual foi dada uma outra função, através de uma parceria com a associação AMAW, passando a ser um espaço para esterilizações de animais errantes ou de animais cujos donos não têm as condições económicas para poderem efectuar uma cirurgia de esterilização.

Nesta oportunidade, o cabeça de lista do PS-M às eleições legislativas regionais de 22 de Setembro salientou que “a questão da causa animal é algo que deve estar no centro das políticas do Governo Regional, sempre em articulação com as autarquias”.

Cafôfo considerou inadmissível que, no século XXI “ainda continuem a existir maus tratos e abandono de animais”. Para ele, o abate não é a solução, que passa, isso sim, pelo não abandono. Outra forma é, quando existem animais errantes, as entidades públicas poderem actuar, à semelhança do que acontece com este exemplo hoje visitado, de uma associação sem fins lucrativos da sociedade civil que faz esterilizações e coloca o chip.

Para além disso, Paulo Cafôfo entende que há que criar na Região centros de recolha animal, em colaboração com as autarquias. “O Porto Santo tem um e temos de ter aqui na Madeira outros centros de recolha, para recepção dos animais, para esterilização e colocação do chip e depois a devolução através da adopção, que também deve ser feita, ou a devolução à própria comunidade”, afirmou.

Esta intervenção entre a educação, os centros de recolha animal e a esterilização é fundamental para tratarmos os animais com a dignidade que merecem, considera o candidato socialista, acrescentando que “os parâmetros de uma sociedade desenvolvida podem ser aferidos pela forma como tratamos os nossos animais”.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.