Universidade com vagas abertas até Setembro para cursos técnicos superiores profissionais

A Universidade da Madeira (UMa) tem aberta, até ao dia 1 de Setembro deste ano, a primeira fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), exclusivamente através do endereço electrónico https://candidaturas.uma.pt.

São 195 as vagas disponíveis para o próximo ano lectivo, distribuídas pelos CTESP em Agricultura Biológica, Contabilidade e Fiscalidade, Cozinha e Produção Alimentar, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios, Redes e Sistemas Informáticos, Sistemas Electrónicos e Instalações Eléctricas, e Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, refere uma nota.

Aos CTeSP podem candidatar-se os detentores de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e os estudantes que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa. Podem igualmente candidatar-se os detentores de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, refere uma nota da Universidade.

Os CTeSP são formações superiores não conferentes de grau ministradas pelo sistema de Ensino Superior Politécnico, com a duração de dois anos, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

Os planos de formação dos CTeSP integram componentes de formação geral e científica, técnica, e em contexto de trabalho (estágio), tendo esta última a duração de um semestre e assegurada através das relações existentes entre a UMa e o tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira, conclui o comunicado.

A conclusão de um CTeSP confere qualificação profissional de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida e nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Os titulares destes cursos podem também ingressar nas licenciaturas da UMa, através de concurso especial de acesso.