Segundo informa a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, o musical bilingue “Madeira – Uma História de Amor” regressa aos palcos, no final deste mês, no Centro de Congressos – Casino da Madeira, com duas novas sessões, a primeira na sexta-feira, dia 26 de Julho e, a segunda, no sábado, 27, ambas às 21h00.
A reposição resulta, de acordo com a SRTC, do sucesso dos três espectáculos anteriores, realizados em Maio, “que tiveram sempre sala cheia, num total global de assistência que rondou os 2.100 espectadores”. A entrada é, novamente, livre, mediante apresentação de bilhete que pode ser levantado no Posto de Turismo da Avenida Arriaga.
Paula Cabaço explica este regresso ao palco atendendo ao “sucesso e à procura que o Musical “Madeira – Uma História de Amor” alcançou junto do público, inclusivamente dos nossos turistas”, salientando, ainda, que sempre foi “objectivo dos 600 Anos integrarem “projectos inéditos e inspirados na nossa história, assim como propostas que cativem diferentes públicos e se baseiem em novas expressões artísticas na sua agenda, como é o caso deste musical”, que, além do mais, é um projecto original.
O musical “Madeira – Uma História de Amor” resulta de uma encomenda artística solicitada, no âmbito do programa dos 600 Anos, à Madeira Amateur Dramatic Society (MADS), que agrega várias áreas artísticas – desde a dança, o teatro e, naturalmente, a música – num espectáculo que tem a particularidade de ser bilingue e, por isso mesmo, destinado a residentes e turistas.
Este musical – que conta com um elenco de cerca de 50 pessoas, entre actores, cantores e bailarinos – inspira-se na Lenda de Machim e conta com texto e encenação de Eduardo Gaspar, cenário e figurinos de Miguel Sá Fernandes, produção musical de Paulo Ferraz, direcção musical e arranjos de Ricardo Dias e arranjos vocais de Lidiane Duailibi.
Nos papéis principais estão Micaela Abreu (Maria do Mar) e Diogo Garcia (Pedro). As várias personagens que aparecem ao longo da história falam, de acordo com a sua origem, em Português e Inglês, com tradução simultânea nos dois idiomas. As canções inseridas no espectáculo e cantadas ao vivo pelo elenco são bastante conhecidas de todos e fazem parte do repertório de artistas como Mariza, António Zambujo, Luísa Sobral, Max, Elvis Presley, entre outros.