Os canoistas madeirenses brilharam nos Açores, onde decorreu o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, nomeadamente a 3.ª etapa, designada de Lagoa Ocean Race 2019. A Madeira fez-se representar por 6 canoístas, em representação do Clube Naval da Calheta e do Clube Naval do Funchal.
Assim, na prova de SS1 Júnior, Bernardo Pereira (Clube Naval da Calheta) confirmou o favoritismo e venceu com o tempo de 00:51:44, com David Fernandes (Clube Naval do Funchal) a ganhar a prova de SS1 Sénior, com o tempo de 00:47:59, à frente de João Santos (CCAmora), que é o atual líder do campeonato e Marco Gomes (Clube Naval do Funchal), com o tempo de 00:49:40.
Alberto Carreira (Clube Naval da Calheta) ficou-se pelo 18º lugar com o tempo de 01:07:21. Já a dupla formada por Oleksandr Bobuskyy e Luís Nóbrega, em representação do Clube Naval da Calheta, foi a vencedora em SS2 Júnior, com o tempo de 00:49:41.
A próxima etapa terá lugar no próximo dia 22 ou 23 de junho em Milfontes.
De destacar ainda, a presença de três árbitros madeirenses, nomeadamente Décio Chaves (Árbitro Nacional), Joana Mendes (Árbitro Nacional) e Mara Teixeira (Árbitro Regional).