Estepilha: A História da Madeira começou ali, a bandeira é que não…

Forte de Nossa Senhora do Amparo AO Estepilha não podia deixar de olhar o Forte, em Machico, com tudo o que representa para a Madeira sem pensar que ali não ficaria mal a bandeira da Região ao lado da bandeira de Portugal e da Bandeira da União Europeia. Não há, mas o Estepilha, sem perceber muito do rigor histórico e de alguma lei que exista e que impeça a bandeirinha ali, levanta pelo menos a possibilidade. Para refletir, porque hoje parece que o dia é para isso mesmo, reflexão.

O Forte de Nossa Senhora do Amparo, em Machico, é um património de grande impacto na História da Madeira, foi construído em 1706 e quem pagou foi o escrivão da Câmara, capitão Francisco Dias Franco. O Forte foi doado ao Governo Regional, em 1993, depois de ter sido entregue, em 1940, à Guarda Fiscal e classificado como imóvel de interesse público. Está requalificado e é um espaço de excelência do concelho de Machico, mas também do todo que é a Região.

Além disso, foi o último forte da ilha a capitular, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), com a entrada das tropas miguelistas. Foi um Forte em condições, é importante para a Madeira, é um polo de atração e referência da Região e de Machico. Não era mal pensado que a bandeira da Região pudesse ficar ali.

O Estepilha não sabe se leu bem, mas na parede do Forte parece estar escrito, para quem quiser ver, numa tarja quase maior do que as bandeiras juntas, que “A História da Madeira Começou Aqui!”.

Se a História começou ali…é preciso, de novo, não capitular.