Iniciativa Liberal propõe debates frente a frente aos partidos que concorrem às Europeias

O partido Iniciativa Liberal Madeira propôs ontem debates frente-a-frente aos diversos partidos concorrentes às eleições europeias que apresentam candidato da Madeira.

A proposta permite às candidaturas a realização autónoma de debates, com divulgação na integra na Internet, sem estar dependente da disponibilidade dos órgãos de comunicação social e dos respectivos critérios editoriais.

O modelo de debate é uma proposta aberta, para poder ser utilizada por quem quiser, e, com o acordo das partes, adaptada a cada debate em concreto.

Em termos gerais, neste modelo de debate não deverão existir apoiantes no público, ou claques ou qualquer outra forma de introduzir reacções externas, explica  a IL. As únicas fontes de informação serão apenas os dois candidatos frente-a-frente. As candidaturas podem acordar a presença de jornalistas a cobrir o evento, desde que estes não intervenham no debate (com eventual excepção do moderador); os debates podem realizar-se com baixo custo em locais públicos (cafés, restaurantes ou similares) e com equipamentos comuns para captura de som e imagem; podem ter ou não moderador, consoante a vontade comum das candidaturas. Por omissão, os debates realizam-se sem moderador; podem ser divulgados em directo (streaming) ou publicados posteriormente,
por omissão, até ao máximo de 3 horas após a conclusão do debate, conjuntamente, ou por cada uma das candidaturas.