Menos dívida global, menos dívida comercial, mais dívida direta/financeira da Administração Regional

A dívida global da Região ascendia a 5.190 milhões de euros, no final de 2018, o que representa uma diminuição de 1.446 milhões de euros face ao observado no final de 2012 e de 128 milhões de euros face aos valores de 31 de dezembro de 2017. Ao nível da Administração Regional “verificou-se um aumento da dívida direta/financeira, contrabalançada por uma diminuição da dívida comercial”. Estes dados constam do Boletim de Execução Orçamental, já disponível no portal da vice presidência.

Essa mesma dívida direta da Administração regional aumentou cerca de 134  milhões de euros, o que é explicado pelo Governo como sendo uma “circunstância que é decorrente da estratégia que está a ser levada a efeito e que passa pela centralização dos novos financiamentos na Administração Regional, que depois transfere os fundos para as demais entidades incluídas no perímetro de consolidação”.

A mesma nota refere que “embora sem efeito na dinâmica de diminuição da dívida global da Região, a dívida na ótica de Maastricht, diminuiu 70 milhões de euros em comparação com o trimestre anterior e cerca de 57 milhões em termos homólogos, em virtude da redução da divida nas Empresas Públicas classificadas no perímetro da APR e da redução da dívida não financeira do Governo Regional associada a acordos de regularização de dívida. Globalmente, os valores apresentados refletem uma trajetória marcada por um processo de ajustamento contínuo e consistente, reflexo da sustentabilidade das finanças públicas da Região”.