CMF revela que incêndio está circunscrito

Cinzas nas imediações do quarteirão. Foto Paulo Brito.

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) informa, em comunicado, que “o incêndio que estava a decorrer na Baixa do Funchal, no antigo edifício da Insular de Moinhos, encontra-se circunscrito, assim se mantenham as condições meteorológicas atuais.

Foi dada nota do incêndio às 19h15 de hoje e às 19h22 os Bombeiros Sapadores do Funchal já estavam no local, pelo que se enaltece a notável resposta de todas as forças envolvidas, com um total de 63 elementos, pertencentes, ainda, aos Bombeiros Voluntários Madeirenses, Bombeiros Municipais de Santa Cruz, Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, à PSP e à GNR. A prioridade das forças no terreno foi a salvaguarda de vidas humanas e dos bens circundantes, e neste momento, não há feridos a registar.

A Câmara Municipal do Funchal pede à população para continuar a evitar a circulação na Baixa do Funchal, aguardando com serenidade que o incêndio seja extinto e que as autoridades possam, depois, apurar as causas do sucedido”.

Recorde-se que o edifício Insular está devoluto.

Para além da evacuação de casas, foram retiradas botijas de gás de prédios ao redor do quarteirão.

Recorde-se que, nas imediações da Insular, na esquina da Travessa da Malta com a Rua Direita, há em actividade uma empresa de materiais de construção civil, a Casa Santo António.

Na zona sudeste do quarteirão há outros prédios antigos que não pertencem à Insular mas que são contíguos.

O responsável municipal da Protecção Civil, José Pedro Vieira está a acompanhar a situação no terreno.