Simulacro de incêndio na Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana

 

No âmbito do treino do Plano de Prevenção e Emergência da escola e das obrigatórias medidas de autoprotecção contra incêndio, realizou-se ontem, quarta-feira, um simulacro de fogo na Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana.

Foi simulado um foco de incêndio numa sala de Educação Tecnológica, informa uma nota à comunicação social. Após a sua detecção por uma funcionária, foram desencadeados os procedimentos pré-definidos, nomeadamente a rápida informação do Conselho Executivo sobre a ocorrência. Após uma avaliação da situação, deliberou-se a evacuação geral da escola para os pontos de encontro definidos e foi feita de imediato a chamada de emergência para o 112. Passados poucos minutos, chegou à escola um veículo de combate a incêndios e uma ambulância da corporação de Bombeiros Voluntários de Santana. Os bombeiros realizaram manobras de busca e salvamento a dois supostos desaparecidos, assim como de extinção do suposto incêndio. Os sinistrados foram encontrados, estabilizados e conduzidos para a ambulância, refere a mesma nota.

No rescaldo do incêndio, foi constatado pelas entidades presentes numa reunião de avaliação que, no cômputo geral, os diferentes intervenientes puseram em prática, de forma adequada, os procedimentos emanados no plano de prevenção e emergência da escola.