Lions Clube e Orquestra Clássica da Madeira realizam concerto benemérito

A Orquestra Clássica da Madeira vai colaborar com o Lions Clube do Funchal, num concerto benemérito no próximo dia 23 do corrente mês, às 18 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Parte das verbas obtidas destina-se às obras sociais deste clube, nomeadamente a bolsas de estudo, uma delas dedicada a alunos carenciados que ambicionem estudar música ou artes.

O concerto será dirigido pelo maestro convidado Pedro Amaral, terá como solista o pianista Naum Grubert, e o programa é constituído pelo Concerto nº 1 em Ré menor para piano e orquestra, Op. 15, de Johannes Brahms, e pela Sinfonia nº 9 “do Novo Mundo”, de Antonin Dvorák, Op. 95.

Naum Grubert nasceu em Riga, Letónia, em 1951. Estudou em Moscovo, com o famoso professor Gutman. Venceu o concurso Tchaikovsky em 1978, um ano depois de ter arrebatado o segundo lugar no Concurso Internacional de Piano de Montréal. Realizou múltiplas digressões pela União Soviética e outros países europeus, depois de emigrar da Rússia para a Holanda, onde passou a residir.

Já tocou com muitas e prestigiadas orquestras, nomeadamente a Sinfónica de Londres, a Sinfónica da BBC, a Orquestra do Concertgebouw, a Filarmónia de Colónia, a Orchestre de La Suisse Romande, a Orquestra de Roterdão, a Filarmónica de Helsínquia, a Tonnkunstler Orchestra Vienna, a Filarmónica da Rádio Holandesa, a Orquestra Kirov de São Petersburgo e outras. Sobre ele escreveu o “The Times”, de Londres: “O lirismo de Grubert está equilibrado com o seu poder e intelecto”. O jornal “Frankfurter Algemeine” referiu que, “por causa de todo o seu virtuosismo”, Grubert “interpreta a música como um filósofo ou um pensador…”