Cena de pancadaria entre jovens logo pela manhã no Funchal, funcionários de restaurante intervêm

Imagem dos desacatos desta manhã no Funchal. Foto Rui Marote

 

Com Rui Marote

Começa a ser um caso sério das noites e madrugadas de sábado e domingo na cidado do Funchal. Excessos da festa e do álcool, à mistura com outros excessos, são recorrentes na animação noturna, mas nos últimos tempos têm vindo a ocorrer ainda com maior frequência, ora destruindo material urbano e provocando furtos em embarcações da marina,, ora chegando mesmo a desordem pública com muita violência pelo meio.

Esta manhã, na Praça do Povo, junto ao restaurante “O Vermelhinho”, vários jovens envolveram-se numa cena de pancadaria, ao que o Funchal Notícias apurou, devido a um furto de telemóvel, valendo na circunstância a intervenção dos funcionários daquele espaço de restauração, que tentaram colocar um ponto final nos desacatos, conseguindo-o para tranquilidade dos primeiros clientes da manhã, que tranquilamente procuravam tomar café como habitualmente.

O repórter fotográfico presenciou os acontecimentos e captou as imagens possíveis dos acontecimentos, sendo que várias testemunhas apontam que estes episódios já tinham começado numa roulote junto a uma das entradas para a Marina no Funchal, o que é frequente acontecer nas madrugadas. Os jovens, aos grupos, muitos menores de idade, saem dos espaços de diversão noturna, com os também habituais excessos de consumo de álcool, e dirigem-se, ao início da manhã, para os cafés que aquela hora começam o horário de funcionamento. No percurso, acontecem atos de vandalismo e não raras vezes agressões.

Muitos populares questionam este estado de coisas sem uma intervenção efetiva, reclamam mais policiamento de proximidade nestas horas e em locais já identificados, além de alertarem para o incumprimento do horário de encerramento de vários estabelecimentos, que ao alargarem esse mesmo horário prolongam, também, situações que a prevenção e intervenção poderiam minimizar.