Oito farmácias da Madeira na campanha “Dê Troco a Quem Precisa” para ajudar mais carenciados na aquisição de medicamentos

farmacia1São oito as farmácias da Madeira que aderiram à campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pelo programa abem: Rede do Medicamento, que tem início a 17 de dezembro em todo o País, incluindo as Regiões Autónomas.

Numa nota a este propósito, refere-se o convite, aos portugueses, em geral, aos madeirenses, em particular, para doarem o troco das compras ao Fundo Solidário abem, sendo que o montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos.

“As estatísticas indicam que cerca de um milhão portugueses não consegue comprar os medicamentos que lhes são prescritos. Não podemos ficar indiferentes a esta realidade, que afeta também uma parte considerável da população infantil. Com esta campanha pretendemos ajudar a combater um problema de emergência social: a falta de acesso ao medicamento por insuficiência de rendimentos disponíveis”, adianta Maria de Belém Roseira, coordenadora-geral da Associação Dignitude – entidade dinamizadora do Programa abem.

As farmácias que na Região estão integradas no projeto são a Farmácia do Monte, Farmácia do Bom Sucesso, Farmácia da Madalena, Farmácia da Ajuda, Farmácia Santo António, Farmácia Botica Inglesa, Farmácia Esperança e Farmácia Moderna.

O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

Na Madeira, este programa tem uma entidade referenciadora, a Câmara Municipal de Santa Cruz. “Estas entidades possuem profissionais capacitados e com experiência para efetuarem referenciação, assim como detêm o conhecimento local da população e a proximidade necessária para efetuarem um correto levantamento de famílias socialmente vulneráveis.”, sublinha uma informação enviada ao FN.

A Câmara Municipal de Santa Cruz em conjunto com o abem: já apoia 215 famílias, mais de 400 beneficiários, “que de outra forma não poderiam aceder à medicação de que necessitam”, aponta a mesma informação.

A nível nacional, o programa já apoiou 6.769 beneficiários de 3.503 famílias, dos quais 25% são crianças. Já foram adquiridas, ao abrigo do abem: 161.293 embalagens de medicamentos desde a sua origem, em maio de 2016**.

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.