Calado diz que a Madeira “está no bom caminho” e releva aumento das verbas para as políticas sociais

pedro calado
Pedro Calado disse, hoje, no Parlamento, que o Orçamento da Região para 2019 “é um Orçamento bom”.

“Conseguimos reequilibrar as finanças públicas e demos mais qualidade de vida, às pessoas e às empresas”, disse Pedro Calado, esta manhã, no primeiro dia de discussão do Orçamento da Região para 2019, considerando que “estamos em condições de dizer que estamos num bom caminho, comparativamente ao que se passa no território nacional”.

O vice presidente do Governo Regional falou, especificamente no apoio social, sendo que a secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais, tem neste PIDDAR, uma verba de 52,6 milhões de euros, são mais 6 milhões para apoiar política social”. Para Calado, a Região tem “um Orçamento muito bom, com um impacto muito direto ao rendimento das famílias”.

Élvio Sousa, deputado do Juntos pelo Povo, desafiou Pedro Calado a incluir, neste Orçamento, um subsídio de 50 euros mensais, como complemento a idosos, enquanto o social democrata Jaime Filipe Ramos considerou este “um Orçamento que vai a favor da expetativa da população: “Demonstrámos a nossa competência, aqui cumprimos e temos sempre este cuidado de cumprir. Com o PSD, há credibilidade, não é como na República, onde há palavras cheias de mentira. Felicito o Governo todo por este trabalho, com um Orçamento que reforça a área da Saúde e este Orçamento incomoda a oposição, porque percebe que há trabalho”.

O deputado do JPP alertou, ainda, para o facto de considerar que este era um Orçamento aberto. “Depreendo, pelas suas palavras, que o Governo e a maioria não estão sensíveis a darem mais 50 euros aos idosos. É mau, era uma oportunidade objetiva de dar melhores condições, uma vez que há 41 mil idosos. Esta é ou não uma semana decisiva para dar melhores condições aos idosos?”.