Aldeia Natal na Praça do Município para animar as crianças, manter a tradição e dinamizar o comércio

Natal Municipio
Paulo Cafôfo elevou o espaço que complementa o Natal na baixa do Funchal.
Natal Funchal
A Aldeia Natal funciona até 6 de janeiro na Praça do Município.

A Câmara Municipal do Funchal e a ACIF inauguraram, esta tarde, a “Aldeia Natal”, que ficará instalada na Praça do Município até dia 6 de janeiro, num espaço de entretenimento inteiramente dedicado às crianças, com um calendário de atividades para toda a época natalícia.

Paulo Cafôfo explicou, na ocasião, que “a intenção foi, desde o início, complementar a oferta da Baixa, nomeadamente com um parque temático dirigido especificamente às crianças, algo que não existia.

A par disso, “a capitalização da Praça do Município no Natal foi mais uma medida decorrente do nosso programa de Revitalização do Comércio e dos Serviços, fazendo com que, através da criação de eventos, fosse possível dinamizar o comércio e a restauração que se encontra nas imediações, inclusive através da criação de sinergias. Fizemos esta aposta há dois anos e, desde então, famílias de toda a Região provaram que estávamos certos.”

Toda a conceção da “Aldeia de Natal” foi pensada para despertar o imaginário das crianças e para incutir o gosto pelas tradições natalícias, sem, no entanto, descaracterizar a beleza e a identidade da praça.

O espaço estará preparado para acolher múltiplas atividades, e em todas as tardes a Praça será palco de um espaço lúdico, com leitura de contos, ilustrações ou pinturas faciais, organizadas pelos museus Henrique e Francisco Franco e A Cidade do Açúcar, e ainda pela Biblioteca Municipal do Funchal e pelo Teatro Municipal Baltazar Dias, sendo que também não faltará a queda de neve diária, outro dos marcos mais acarinhados pelas crianças.

O grande destaque do recinto continua a ser o comboio natalício, de uma popularidade incontornável junto mais novos, que vai percorrer um recinto com segurança reforçada este ano, e que contará com música ambiente todo o dia. O comboio é de utilização gratuita e circulará diariamente entre as 11h e as 20h, com viagens regulares de 15 em 15 minutos.

Este ano, são 22 os espaços comerciais da Baixa que aceitaram o desafio lançado pela CMF e pela ACIF de aderir aos sorteios da Aldeia Natal 2018. Assim, quem fizer as suas compras de Natal nas lojas aderentes, habilita-se a ganhar prémios, nos dois sorteios que decorrem, respetivamente, nos dias 14 e 21 de dezembro.