Cafôfo realça cariz “social” do Orçamento Municipal para 2019

A Assembleia Municipal do Funchal aprovou hoje, com os votos favoráveis da Coligação Confiança, do CDS e do JPP, o Orçamento Municipal para 2019. O Executivo da autarquia salienta o reforço dos apoios sociais e a atribuição, pela primeira vez na História do concelho, de bolsas universitárias aos estudantes funchalenses a frequentarem o Ensino Superior.

“Com valores globais na ordem dos 97,3 milhões de euros, a autarquia acomoda, contudo, não só o reforço projectado dos apoios sociais, como um crescimento em termos de investimentos plurianuais, essencialmente graças à progressiva redução da dívida, à redução das despesas correntes e ao consequente aumento da sua capacidade de endividamento responsável”, salienta uma nota do executivo.

O edil funchalense Paulo Cafôfo realçou, na ocasião, que “o Orçamento da Câmara Municipal do Funchal para o ano de 2019 traduz valores bastante claros. Este é, acima de tudo, um documento estratégico à imagem e semelhança daquele que tem sido o nosso projecto para o Funchal, um Orçamento Municipal de inspiração social, que aposta no desenvolvimento justo, equilibrado e solidário da comunidade, e que projecta, uma vez mais, os pilares estruturais do nosso projecto de governação e deste mandato, na Educação, na Habitação e no combate às assimetrias históricas do Funchal.”

O presidente reafirmou ainda “a nossa indefectível capacidade de diálogo com a oposição e o compromisso estratégico de procurar sempre consensos com as restantes forças políticas. Sentamo-nos à mesa com todas as forças representadas em Assembleia Municipal, discutimos visões e objectivos para a cidade e vamos incluir diversas propostas da Oposição neste Orçamento. Esta é a forma deste projecto estar na política regional.”

Além das bolsas universitárias aos estudantes funchalenses a frequentarem o Ensino Superior, o Orçamento Municipal “alargará, igualmente, o Apoio à Natalidade e à Família no concelho, manterá as devoluções de IMI familiar e continuará a avançar com a gratuitidade dos manuais escolares para o Ensino Básico, até ao 2º Ciclo”. Trata-se duma aposta na Educação “que vai agora da creche até à Universidade. Garantir oportunidades aos nossos jovens e às nossas famílias é um investimento que, não duvidamos, garantirá os frutos de que precisamos no futuro”, rematou Cafôfo.

Com um crescimento quer em termos de investimento no próximo ano, de despesas de capital e ainda em termos de investimentos plurianuais, que ascenderão agora a quase 60 milhões de euros até ao final do mandato, destaca-se, ainda, a aposta na Habitação, com a conclusão do Programa Amianto Zero, a revitalização das Zonas Altas do concelho, com o reforço do investimento em Águas e Saneamento Básico, a Reabilitação Urbana com fins culturais, a Protecção Civil Municipal e os Espaços Verdes, em nome da regeneração do edificado, da segurança da população e da sustentabilidade da cidade, refere um comunicado.