PSD vê com apreensão encerramento da Rua Fernão de Ornelas e aponta preocupações dos comerciantes

Os sociais-democratas mostraram-se hoje apreensivos com o fecho da Rua Fernão de Ornelas. Os vereadores na CMF estiveram ontem no local, ouviram as queixas e preocupações dos comerciantes locais, e, segundo referem, levaram todas essas inquietações à reunião de Câmara que decorreu hoje na Câmara Municipal do Funchal.

A vereadora Rubina Leal considerou que a Rua Fernão de Ornelas “é uma artéria essencial”, sendo “fundamental para escoar o trânsito, fundamental porque temos parques de estacionamento à volta daquela rua que necessita de ter circulação automóvel”. Rubina Leal entende ainda que aquela é uma zona de comércio que deve ser protegido.

Por isso, a autarca diz não compreender os números apresentados por Paulo Cafôfo.

“Foi-nos transmitido [pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF)] que 80% dos comerciantes da zona pretendiam o encerramento na rua. Aquilo que nós constatamos, ao estar no terreno, ao falar com os comerciantes, é que houve um abaixo-assinado onde se dizia precisamente o contrário.”

Para a vereadora do PSD, há uma falta de planeamento e de organização por parte da CMF, exemplificando com a construção de ecopontos no troço entre o Anadia e o Mercado dos Lavradores. “Primeiro fazem a obra e depois falam com os comerciantes”, salienta, lembrando que naquele local foram construídos ecopontos e só depois dos comerciantes se insurgirem contra aquelas estruturas, a CMF mandou tapá-los.