Empresa Pharma Nord promoveu sessão sobre envelhecimento saudável

A empresa Pharma Nord, um dos maiores fabricantes de suplementos alimentares da Europa, promoveu ontem no Hotel Meliá Madeira Mare Resort, no Funchal, uma sessão de esclarecimento com o objectivo de alertar para o envelhecimento saudável, numa altura em que cada vez mais pessoas procuram estratégias para viver mais tempo e com melhor qualidade de vida.

A sessão, que teve como convidadas a Dra. Ana Rita Victor, médica especialista em Cardiologia e Smart Aging, e a Dra. Luísa Pargana, médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Smart Aging, contou com uma audiência de mais de 100 convidados, entre médicos, farmacêuticos e nutricionistas, refere uma nota de imprensa.

A primeira intervenção foi da Dra. Ana Rita Victor, que abordou as teorias do envelhecimento com foco na coenzima Q10, um antioxidante semelhante às vitaminas de que todas as células necessitam para produzir energia, e sem a qual não seria possível sobreviver. Apesar de a coenzima Q10 ser produzida no fígado, à medida que a idade vai avançando a sua produção vai diminuindo e o coração é um dos primeiros órgãos a sentir esse efeito, uma vez que é aquele que concentra uma maior quantidade desta substância. “São inúmeros os benefícios da coenzima Q10 já testados em ensaios clínicos, nomeadamente ao nível da insuficiência cardíaca e como complemento dos medicamentos para reduzir o colesterol (estatinas). O colesterol é produzido no fígado, tal como o Q10, pelo que as estatinas ao inibirem a produção de colesterol inibem também a produção de Q10, levando ao aparecimento das dores musculares”, refere nota da Pharma Nord.

“Ao contrário do café, do ginseng ou outros estimulantes, a coenzima Q10 não cria habituação e mantém-se ao longo de todo o dia. Na prática esta substância natural ajuda as células a transformar os alimentos em energia, reduzindo o cansaço. Para além disso, estudos comprovam ainda que a coenzima Q10 apresenta benefícios na protecção cardiovascular, reduzindo a morte por doença cardíaca”, refere o comunicado.

A segunda intervenção da noite ficou a cargo da Dra. Luísa Pargana, que introduziu o conceito de smart aging, uma medicina preventiva que procura melhorar a qualidade de vida, atrasar os sinais do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas; e explicou a importância do selénio para a saúde e potenciais consequências da sua deficiência. O selénio é um mineral que, apesar de necessário em pequenas quantidades, tem um papel essencial ao nível do sistema imunitário, tem funções antioxidantes e de regulação de glândulas, como a tiróide. Os primeiros sinais de falta de selénio são unhas enfraquecidas e cabelo baço, podendo levar ainda a um aumento do risco de doenças cardiovasculares ou de cancro.