Bandeiras verdes Eco-Escolas para 34 estabelecimentos de ensino do Funchal

bandeira verde 2
Eascolas do Funchal receberam bandeiras verdes do projeto Eco-Escolas.

Foram 34 os estabelecimentos de ensino do concelho do Funchal que receberam bandeiras verdes Eco-Escola referentes ao ano letivo 2017-2018. O programa está vocacionado para a Educação Ambiental e para a Cidadania e tem como grande objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de Ensino, em benefício do Ambiente.

O Eco-Escolas é um programa de âmbito europeu que, a nível nacional, é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. O Município do Funchal entra, por sua vez, como parceiro no apoio à implementação do programa nas escolas.

Paulo Cafôfo, que abriu a cerimónia, enalteceu, na ocasião, que “pese a aposta das entidades públicas na Educação Ambiental, nada disto seria possível sem o profundo empenho das escolas, desde as estruturas diretivas aos corpos docentes e ao staff, pela forma como cativam e envolvem os alunos para estes que são propósitos de toda a comunidade. A maneira como temos evoluído a nível destas problemáticas ao longo dos últimos anos, em coisas tão simples como os bons hábitos que adotamos nas nossas casas, demonstra que estamos no bom caminho.”

O Presidente enalteceu, ainda, o particular compromisso do atual Executivo para com os desafios ambientais, “que já nos levou a ser o primeiro Município da Região a elaborar uma estratégia de adaptação às alterações climáticas, em consonância com o Ministério do Ambiente, e que nos levará a reforçar em breve o Pacto dos Autarcas, em articulação com a União Europeia, assumindo o objetivo de reduzir em 40% as emissões de dióxido de carbono no concelho até 2030.”