Cláudia Monteiro de Aguiar é subscritora de nova proposta de resolução que critica governo de Nicolás Maduro

A eurodeputada madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar é uma das proponentes de uma proposta de resolução que será amanhã apresentada no Parlamento Europeu, iniciativa do Partido Popular Europeu (PPE) e que consiste numa crítica à situação que se vive na Venezuela. Outros nove deputados daquele grupo político são também subscritores.

A proposta de resolução critica de novo o regime de Nicolás Maduro e surge na sequência da morte do vereador Fernando Albán a 8 de Outubro, quando estava sob custódia do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) da Venezuela, sendo já o terceiro preso político que morre nas instalações do Sebin desde 2015, sob circunstâncias pouco claras.

O PPE, na proposta que tem o apoio da deputada madeirense, insiste que deve ser realizada uma investigação independente e imediata ao governo de Maduro, incluindo uma autópsia internacional ao corpo de Fernando Albán realizada por uma equipa forense independente.

Além disso, solicita à União Europeia, nomeadamente ao Conselho e à Alta Representante, que assegurem que quaisquer novas medidas de solução política incluam várias exigências: a libertação imediata de todos os presos políticos e o fim da tortura e maus-tratos para opositores políticos e activistas de direitos humanos; que seja estabelecido um novo Conselho Nacional Eleitoral independente eleito pela Assembleia Nacional; e que sejam organizadas eleições livres e justas em conformidade com as normas internacionais para um processo credível que respeite o pluralismo político, com a presença de observadores internacionais democráticos.

A situação política na Venezuela é um assunto de extrema importância para a eurodeputada do PSD, que por várias vezes, em debates em Plenário sobre o drama vivido naquele país, exigiu acção da União Europeia, refere uma nota de imprensa.

“O estado de calamidade em que a Venezuela se encontra não está esquecido pelo Parlamento Europeu, mas é preciso fazer mais do que apenas declarações ou intenções. As pessoas que lá estão desesperam por uma ajuda num cenário dramático que não parece ter um fim à vista”, sublinha a Eurodeputada, que volta a estar ao lado do povo venezuelano com esta proposta de resolução. “É uma situação lamentável. Nós temos uma comunidade bastante representativa de madeirenses que está a sofrer. As pessoas não podem ficar esquecidas.”