Festival de órgão da Madeira principia amanhã com programa dedicado a Bach

Principia amanhã, com um concerto na igreja do Colégio, pelas 21h30, a 9ª edição do Festival de Órgão da Madeira, evento organizado pelo Governo Regional através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Este concerto assinala ainda o décimo aniversário da construção do grande órgão da referida igreja.

O concerto é integralmente dedicado a Johann Sebastian Bach e terá como intérprete um dos mais aclamados organistas europeus, Matthias Havinga.

O Festival surge agora integrado nas comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas, e, por causa disso, haverá também actuações no Porto Santo.
Em matéria de novidades – e para além da sua extensão ao Porto Santo – a própria temática deste Festival – “Seis séculos de música para órgão” – resultante de uma encomenda específica do Governo Regional, levada a cabo junto da Direcção Artística do evento, que se mantém no prof. João Vaz – assinala os 600 Anos e possibilita que, neste ano e no próximo, cada concerto seja dedicado a um século específico (do século XV ao XXI).
“Paralelamente, o Festival de Órgão da Madeira integra, pela primeira vez, uma componente formativa e de interação com a comunidade, na sequência do sucesso registado aquando da Festa do Vinho com o projecto “Danças com História”, estando programados 3 Master classes, gratuitos e abertos à população, com a presença dos organistas, que decorrerão no dia 20 de Outubro (entre as 9.00 e as 11.00 horas, na Igreja do Colégio), no dia 25 de Outubro (entre as 9.00 e as 12.00 horas, no Convento do Bom Jesus) e, finalmente, no dia 29 de Outubro (entre as 9.00 e as 12.00 horas, no Convento de Santa Clara).
Relativamente aaos Concertos propriamente ditos, este Festival contempla, no total, 11 concertos, em 10 igrejas/conventos, envolvendo 7 organistas numa viagem pelo repertório de seis séculos de música de órgão que ligarão, numa semana, os concelhos do Funchal, Machico, Ponta do Sol e Porto Santo.
A entrada é livre em todos os eventos do Festival.
Matthias Havinga é organista de concerto e pianista. Graduou-se com um mestrado summa cum laude do Conservatório de Amesterdão, como aluno de Jacques van Oortmerssen, diplomando-se em piano da mesma instituição como aluno de Marcel Baudet. No Conservatório Real da Haia estudou música sacra com Jos van der Kooy.
É professor de órgão no Conservatório de Amesterdão. Ganhou vários prémios em concursos internacionais de órgão e tem uma carreira internacional como concertista, apresentando-se em salas prestigiadas em toda a Europa, na Rússia, nos EUA e na América do Sul. Também tem dado concertos com coros e orquestras de renome como o Nederlands Kamerkoor e a Orquestra Filarmónica da Rádio. Os seus CDs, J. S. Bach, Italian Concertos, Passacaglia e Dutch Delight, editados na etiqueta Brilliant Classics, têm sido aclamados internacionalmente. É organista titular do órgão Bätz de 1830 na Koepelkerk em Amesterdão, e organista litúrgico da Oude Kerke na mesma cidade, tocando o órgão Vater/ Müller (1726/1738) e o órgão Ahrend (1965). Com o flautista de bisel Hester Gronleer estabeleceu um duo que cria programas inovadores para esta combinação de instrumentos.