Pedro Ramos vai ao Porto Santo para promover a saúde oral

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, desloca-se, no próximo dia 9 de Outubro ao Porto Santo, para acções de sensibilização integradas na Estratégia Regional de Promoção da Saúde Oral (ERPSO). A  primeira é uma acção de sensibilização de saúde oral e nutrição destinada aos idosos e cuidadores formais, que se realizará pelas 10 horas, no Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Piedade. Esta actividade integra a vertente da ERPSO, designada Programa + 65 anos – Saúde Oral ao longo da vida.

Pelas 15 horas, terá lugar uma sessão de educação para a saúde oral, na Escola Básica e Secundária Dr. Francisco de Freitas Branco, destinada aos alunos do 2º ciclo.

Estas actividades prolongar-se-ão nos dias 10 e 11 de Outubro.

A Estratégia Regional para a Saúde Oral (ERPSO) da Região Autónoma da Madeira (RAM) contempla ainda o Programa de prevenção para grávidas designado “Alimentar Sorrisos”, um projecto desenvolvido pela equipa multidisciplinar da Unidade de Saúde Oral com a Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM,EPE e o Agrupamento de Centros de Saúde. Destina – se a grávidas entre a 16ª e 20ª semana de gestação, na qual são realizadas duas sessões de sensibilização sobre nutrição e saúde oral, bem como acompanhamento trimestral da gestante com consultas de nutrição e medicina dentária.

As sessões de sensibilização, sobre a Saúde Oral abordam numa primeira fase os cuidados de higiene oral da grávida e do bebé e numa segunda fase o impacto da amamentação ao nível do desenvolvimento do aparelho estomatognático e consequente influência ao nível do correto desenvolvimento e coordenação da musculatura oro facial, refere uma nota da SRS.

As consultas de Medicina dentária e/ou Higiene oral, bem como as de nutrição são distribuídas pelos três trimestres de gestação, de modo a que as grávidas sejam acompanhadas durante toda a gestação.

O programa iniciou-se em Novembro de 2017 e ate à data foram realizadas 23 sessões de nutrição e Saúde Oral para 170 grávidas,  que são acompanhadas nos centros de Saúde da RAM. Estão a decorrer nos Centros de Saúde do Bom Jesus, Câmara de Lobos, Machico, São Vicente, Porto Moniz e no Porto Santo.

A partir dos 3 anos de idade, com a dentição decídua completa, as crianças integram o Programa de Prevenção para a Saúde Oral “ Madeira a Sorrir” nas escolas da RAM e podem ser acompanhadas em consultas de Medicina Dentária e/ou Higiene Oral nos Centros de saúde com serviço de Saúde Oral mais próximo da sua residência.