Veja as fotos dos finalistas da Francisco Franco no dia memorável das Capas

franco-pires
Fotos Francisco Valadares.

As capas negras desfilaram pelas ruas da cidade rumo à Sé Catedral. A população deixou cair o olhar sobre estes jovens finalistas da Escola Secundária Francisco Franco que esta tarde cumpriram a tradição da Bênção das Capas. Por entre os pingos da chuva, caminharam pelas ruas de sorriso aberto e orgulhosos do estatuto de finalistas.

franco-8O ciclo do secundário está prestes a fechar e os sonhos dos finalistas não têm conta nem medida. O dia é marcante para os estudantes e para a família, cruzando-se um turbilhão de emoções irrepetíveis. As angústias da escola ficam para trás e o tão ansiado dia da Bênção das Capas chega, tocando bem fundo nos estudantes e nos seus familiares.

franco-6Outros jovens de outras escolas, como a de São Martinho, cumpriram idêntico ritual.

afonso-2

Mas, no centro da cidade, e também pela dimensão da Escola, os alunos da Francisco Franco comandam a rua até à vetusta Sé, alinhados, elegantes e já com modos de adultos.

franco-9Esta tradição, típica da Madeira, mobiliza as atenções dos finalistas para uma cerimónia, na Sé Catedral, onde o Bispo do Funchal procedeu à Bênção das Capas. Depois, o jantar de gala em família e o tão ansiado baile dos finalistas. Momentos de animação que ficarão para mais tarde recordar.

abel2 E, assim, devagar, devagarinho, os estudantes entram cada vez mais na idade adulta e voam à procuram do sonho que é sempre o fermento da vida.

franc1

abel

franmco-desstaque-1

afonso-1