Última viagem com apelos a Albuquerque: cumpra o que prometeu

Armas
O “ferry” fez hoje a última viagem desta operação de verão. Foto Rui Marote
Armas
Apelos a “ferry” todo o anos. Foto Rui Marote
Aemas
Apelos ao compromisso do Governo: “ferry” todo o ano. Foto Rui Marote
Armas
Terminou a ligação marítima de passageiros entre Madeira e Continente. Foto Rui Marote
Armas
Com o auxílio de cães, a polícia estava “em peso” para revistar malas e carros. Foto Rui Marote

Cartazes, mensagens em defesa da permanência do “ferry” todo o ano, marcaram esta manhã a chegada da última viagem do Volcan de Tijarafe no âmbito da operação contratualizada para este verão, em termos de ligação marítima Madeira-Continente. Terminou, assim, o conjunto de doze viagens, sendo que este derradeiro percurso foi acompanhado por passageiros que fazem parte da “Causa Ferry”, em defesa do barco todo o ano e contra estratégias que passem, exclusivamente, pela componente comercial.

Do outro lado, o Governo Regional, que chamou a si os custos para esta operação temporária e que, para ter permanência na ligação, considera que o Governo da República deveria assumir a sua parte, suportando um custo, não contabilizável, de serviço público, também nesta vertente marítima. Um “braço de ferro” que, para já, não deu resultado e, até ver, “ferry” só mesmo no verão de 2019.

A chegada da ligação Portimão-Funchal, ficou marcada por esta manifestação de apoio ao “ferry”, registando-se, também, um grande aparato policial, com cães, numa demorada revista a carros e malas, que deixou alguns surpreendidos, mas que, não obstante algum eventual “excesso de zelo”, enquadra-se no âmbito das operações de segurança aplicáveis a estes casos. Para o ano há mais.