CMF promove amanhã conferência sobre mobilidade urbana

A Câmara Municipal do Funchal promove quinta-feira, dia 20, a conferência “Mobilidade Urbana no Funchal: Gestão Inteligente e Desenvolvimento Sustentável”, ao longo de todo o dia no Teatro Municipal Baltazar Dias, no âmbito da Semana da Mobilidade do Funchal 2018. As entradas são livres.

De acordo com a edilidade, as questões relacionadas com os transportes e a mobilidade são cada vez mais relevantes no processo de planeamento e gestão territorial, e é neste enquadramento que se juntará, no Teatro Municipal, um leque de especialistas nestas áreas, que abordarão a problemática do sector dos transportes e as soluções estratégicas a adoptar.

O painel de especialistas contará com o arquitecto Nuno Raposo, que abordará a importância da integração dos instrumentos de gestão territorial, tendo como referência o Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e o PDM, planos que foram recentemente aprovados pelo Município e que definirão as linhas orientadoras da mobilidade e planeamento urbano para o Funchal nos próximos anos.

Na conferência, serão também abordadas as dinâmicas territoriais e socioeconómicas e o seu impacto no sector dos transportes, por João Figueira de Sousa, professor auxiliar e coordenador do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

A mobilidade eléctrica, temática vital para a consecução dos objectivos traçados pela visão estratégica do Município com vista à descarbonização, será outro dos temas abordados, por Teresa Ponce Leão, presidente da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico.

Durante a tarde, a conferência incluirá a demonstração de diversas soluções tecnológicas, algumas delas já implementadas na cidade do Funchal, como o sistema de monitorização de gestão de tráfego rodoviário em tempo real e o Funchal Alerta, entre outros, que, no entender da CMF, “colocam o Funchal definitivamente no rumo das cidades inteligentes”.