Savoy Palace, em fase de acabamento, aguarda obras na Rua Imperatriz D. Amélia

Fachada sul do hotel. (Foto Rui Marote)

* Com RUI MAROTE

Com a chegada de setembro, as obras do novo Hotel Savoy Palace, à Avenida do Infante, entram na fase final.

São já decorridos mais de trinta meses a pôr de pé cerca de 146 mil metros quadrados de área de construção. O mais jovem cinco estrelas “premium” da Madeira, que já atingiu a sua fisionomia final, acelera na fase dos acabamentos interiores e exteriores.

Lado poente, junto à Praça do Turista. (Foto Rui Marote)

Os jardins, as áreas arborizadas, as piscinas e os espaços de apoio às zonas de solário recebem as intervenções finais.

Piscina infantil já impermeabilizada e revestida. (Foto Rui Marote)

Detalhes técnicos e decorativos que diferenciam o Savoy Palace entre as unidades hoteleiras mais prestigiadas do país.

Estes pormenores ajudam a dar forma a um projeto que ultrapassa as paredes e os 560 quartos do hotel, abrindo-se à cidade com espaços de fruição pública.

A partir do segundo trimestre do próximo ano, o Funchal contará, nas palavras de Avelino Farinha, o dono da obra, com uma nova centralidade. Haverá pracetas, áreas ajardinadas e comerciais, acessos pedonais e estruturas de restauração.

Revestimento em madeira do restaurante bar do solário. (Foto Rui Marote)

Os jardins entre os Hotéis Royal e o Palace estarão também abertos ao público.

Os promotores aguardam também que a autarquia funchalense abra, o quanto antes, concurso para as obras de reabilitação da Rua Imperatriz D. Amélia, artéria que atravessa a área de implantação do empreendimento hoteleiro, na sua extensão até à antiga Quinta Savoy.

Vista geral do solário e da piscina principal. (Foto Rui Marote)

Novas redes de água, esgotos, eletricidade e telefones terão de ser instaladas, assim como o traçado do arruamento será rebaixado e empedrado de acordo com o original.

Um projeto que se reveste de alguma urgência, uma vez que a maioria dos espaços comerciais do hotel e da Quinta Savoy se situam naquela rua.

Fachada sul. (Foto Rui Marote)
O presidente da Câmara do Funchal anunciou em junho último que o arruamento será dotado de condições com vista à circulação partilhada, entre peões e viaturas, sendo que a prioridade são as pessoas.