
Que a obra é gigantesca e domina quarteirões e controvérsias já não é segredo. O que ainda não sabíamos está nos detalhes: Roupeiros forrados a pele genuína, elevadores panorâmicos dos mais rápidos que há, 21 piscinas e outros assombros compatíveis com a classificação “Premium” e “5 estrelas +”.
Mas há outras curiosidades. A superstição é coisa séria e o novo membro da família Savoy volta a não apresentar números considerados menos afortunados. À semelhança do que acontece nas restantes unidades, a passagem entre os pisos 12 e 14 é direta, não havendo assim o 13º andar.
Com a abertura provisória da obra ao público, esta quarta-feira, foi possível avançar betão adentro e descobrir os futuros “mimos” que estão reservados a hóspedes e população em geral:
- Plaza Savoy. Uma das zonas comerciais, com restauração e serviços. Terá estacionamento subterrâneo e área comercial ao ar livre.
- Receção. A imponente entrada contará com 12m de pé direito numa impressionante área de 1500 metros quadrados.
- Vip Lounge. Espaço exclusivo no último andar com vista panorâmica para o Funchal e o oceano. Terá restaurante, bar, sala de reuniões, piscina e solário.
- Galáxia Sky Bar. Oferece vista de 360º sobre o Funchal. Terá um restaurante, bar interior e exterior, piscina panorâmica e um deck.

- Quartos modelo. A Ilha da Madeira está retratada nos detalhes alusivos ao Bordado. Destaque para as Pool Suites e a Suite Presidencial. A maioria dos quartos oferece amplas varandas vista mar, sanitários em mármore, roupeiros em pele e pequena cozinha embutida em armário.
- Galeria Savoy. Área comercial com ligação à Avenida Infante e lojas com 6m de pé direito. Estarão representadas marcas de renome internacional.
- Centro de Congressos. Com capacidade para 900 pessoas, será o maior espaço do género na Madeira. Será equipado com as mais recentes tecnologias e oferecerá uma sala multiusos com 800 metros quadrados, bem como cinco salas com 48 metros quadrados cada.

- Solário. Amplo, com cabanas, uma piscina gigante e outra para crianças. A piscina principal tem 80m de comprimento e 21m de largura com capacidade para 1,4 milhões de litros de água. O solário oferece restaurante com esplanada.
- Quinta Savoy. A típica Quinta madeirense conserva o seu jardim original e oferece espaço para eventos, bem como um restaurante, um bar e um terraço. Com entrada direta pelas Rua Imperatriz D. Amélia, tem estacionamento próprio.

- Imperatriz + Armazéns. Zona comercial requalificada com diversas opções de restauração.
- SPA. Abrange uma área de 2300 metros quadrados e terá como tema a Floresta Laurissilva. Com 11 salas de tratamento, ginásio, sauna, banho turco, jacuzzi, fonte de gelo, duches sensoriais, uma sala de haloterapia, sala de relaxamento, piscina interior aquecida, salão de beleza e Champagne & Nails Bar.
- Show Bar. Bar versátil com animação diária e amplos ecrãs. Decoração alusiva aos famosos vimes da Ilha da Madeira.
- Restaurantes. Onde as flores e a floresta se fundem. Oferecem áreas interiores e exteriores onde será possível participar num show cooking.
Ao nível das acessibilidades, o novo resort contará com 27 elevadores, seis deles panorâmicos, com capacidade para cerca de 20 pessoas cada. Quatro estarão instalados na fachada sul, com vista para o oceano, e os restantes dois virados para a Avenida do Infante. Fonte próxima da Schindler, a marca que fornece todo este equipamento, confidenciou ao FN que serão os elevadores mais rápidos na Região: 2,5m por segundo.
E porque o projeto se tem afirmado pelo “mais e maior”, ficam aqui os números divulgados pelo promotor, os tais que permitiram pôr de pé aquele que tanto tem de “monstro” como de “nova centralidade”.
- Área de implantação – 18 000 m2
- Área de construção acima do solário – 69 900 m2
- Área de construção abaixo do solário – 57 200 m2
- Área comercial – 5 800 m2
- Betão estrutural – 67 000 m3
- Aço estrutural – 7 700 ton
- Vigas pré-esforçadas – 2,5 km
- Blocos de alvenaria – 550 000 un
- Gesso cartonado – 260 000 m2