CDS denuncia esgoto que polui mar da Barreirinha

O CDS PP afirmou hoje que “há esgoto a poluir as águas do mar junto ao complexo balnear da Barreirinha, no Funchal, e a exalar um cheiro nauseabundo”. O descontentamento dos banhistas foi revelado esta quinta-feira de diferentes formas, através de vídeos e imagens clarificadoras, e chegou aos centristas, que o denunciam.

Com o Verão em pleno, algumas praias e complexos balneares do Funchal continuam alvo de críticas das populações. Foram os atrasos na abertura da época balnear, a que se juntaram problemas com a qualidade da água de algumas praias. O caso mais conhecido é o da Praia do Gorgulho, que de forma reiterada, todos os anos, confirma a dificuldade que a Câmara do Funchal e o Governo têm tido para resolver este velho problema.

“É inconcebível que a Madeira seja galardoada pela 5.ª vez como melhor destino insular da Europa e ao mesmo tempo detentora de uma das cinco piores praias do país”, diz o líder do CDS, depois de ter sido abordado esta quinta-feira por populares que lhe relataram a situação na Barreirinha.

O dirigente regional desafiou o Governo Regional, em particular a secretária do Ambiente, e a Câmara do Funchal (é da sua responsabilidade, através da empresa Frente-Mar, a gestão dos complexos balneares) a mostrarem publicamente o que têm feito nesta matéria.

A secretária regional tem garantido que a Madeira melhorou a qualidade das águas do mar e enaltecido a “Estratégia MaRam Poluição Zero no Mar da RAM”, mas todos os anos no Verão surgem problemas, dizem os centristas. “Era importante que o Governo Regional mostrasse os relatórios desse trabalho”, disse Rui Barreto, desafiando, por outro lado, a Câmara do Funchal, e entender-se com o Executivo para garantir a qualidade da água e dos complexos balneares, por forma a porem cobro à imagem “negativa” que estão a dar da Madeira.