Casa da Bica da Cana em degradação, Governo aponta intervenção para breve e diz que já tem seis casas de abrigo para a população

Bica da Cana churrascaria
A zona da churrasqueira da Casa da Bica da Cana em completa degradação. DR
Casa da Bica da Cana
O Governo Regional diz que a intervençao na Bica da Cana está para breve. Foto DR.
Casa Rocha do Navio (28)
O Executivo contrapõe com intervenções já feitas, como por exemplo, na Casa da Rocha do Navio.

A Casa da Bica da Cana está a degradar-se, alerta um leitor do Funchal Notícias, com imagens do estado em que se encontra o espaço da churraqueira, na verdade impróprio para utilização. A crítica é feita no sentido de que se trata de uma área muito visitada, sobretudo neste período de férias e de turismo, tanto por locais como por estrangeiros, sendo que “seria importante dar outra imagem de uma zona que deveria ser preservada”, reforça quem por ali passou e viu a realidade agora trazida a público.

O Governo não contesta a necessidade de uma intervenção, diz mesmo que a Casa da Bica da Cana “será intervencionada em breve”, referindo que essa obra a desenvolver insere-se num plano de recuperação de casas que se encontravam em mau estado, sublinhando que “umas disponibilizou para usufruto da população, outras foram concessionadas”.

Até agora, de acordo com números divulgados pela secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais, “são 6 as casas de abrigo que o Governo Regional disponibiliza à população”, considerando-as “autênticos refúgios, quase escondidos, destinados a oferecer estadias praticamente ao abrigo da natureza”

Numa nota enviada pela secretaria de Susana Prada, sobre as casas, é referfido o objetivo das mesmas, que foram “construídas originalmente para abrigar os caminhantes que atravessavam as ilhas”, reforçando que “as casas de abrigo têm vindo a ser renovadas, de modo a oferecerem melhores condições, e colocadas ao dispor dos madeirenses e portossantenses. Obras de modo a tornar as casas mais modernas, embora mantendo o traçado rústico, e funcionais. Redecoradas, algumas com móveis levados da Quinta Vigia, de forma a deixá-las mais confortáveis. Por pequenos períodos – no máximo até sete dias consecutivos – qualquer pessoa pode fazer a reserva através de um sistema tipo booking existente no site do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza: https://digital.madeira.gov.pt/casasabrigo/Estrutura/PaginaPrincipal.aspx. Independentemente do número de pessoas, o valor da estadia por noite tem um único valor: 25 euros. Dias com contacto privilegiado com a natureza, onde o silêncio e a contemplação são os principais elementos”.

Numa descrição sobre as casas já disponibilizadas para a população, a secretaria apresenta o conjunto de oferta, na sequência do plano de intervenção a que alude o Governo para explicar a sequência de obras a desenvolver, com a promessa que no caso levantado pelo leitor do FN, o da Bica da Cana, parece se “já a seguir”.

Casa do Lombo dos Mouros

Casa Lombo Mouro A
Casa do Lombo Mouro.

Situada num lombo, circundado por vales e montanhas, a casa do lombo do Mouro oferece uma paisagem de cortar o fôlego. Embora o acesso até à casa seja apenas pedestre, tendo de se percorrer uma vereda em espaço florestal demorando mais ou menos 10 minutos, a caminhada vale bem a pena pelo esplendor das montanhas que se estendem à volta. A vereda em geral é boa, possuindo degraus irregulares que terão de ser tidos em conta.

Número de camas: 5 Quartos de dormir cada um com duas camas individuais, 3 WC, 1 Cozinha, 1 Sala comum.

Capacidade máxima de pessoas a pernoitar na casa: 10 pessoas.

Localização: Encontra-se na estrada que liga a Encumeada ao Paul da Serra; Encontra-se na proximidade do percurso recomendado PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal.

Acessos: O acesso é feito pela estrada principal do Paul da Serra – Encumeada até ao início da vereda que dá acesso à casa. No final deste ramal de estrada existe uma garagem para resguardo das viaturas (capacidade 2 viaturas).

Casa Pequena Lombo do Mouro

Situa-se ao lado da Casa do Lombo, sendo que, tal como para esta,A existe apenas um acesso pedestre, tendo os utilizadores da casa de percorrer uma vereda em espaço florestal demorando mais ou menos 10 minutos até chegar à Casa.

Divisões da casa: 1 Quarto, 1 Hall, 1 WC, 1 Cozinha e Sala comum.
Capacidade máxima de pessoas a pernoitar na casa: 4 pessoas.
Localização: Encontra-se na estrada que liga a Encumeada ao Paúl da Serra; Encontra-se na proximidade do percurso recomendado PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal.

Acessos: O acesso é feito pela estrada principal do Paúl da Serra – Encumeada até ao início da vereda que dá acesso à casa.

Casa do Cedro

Casa do Cedro-Montado do Pereiro (1)
Casa do Cedro.

A casa por se localizar no interior do Montado do Pereiro possui na sua proximidade, uma série de equipamentos de lazer como sejam fogareiros, zonas de piquenique, campo de futebol, percursos pedestres, percurso de BTT. São muitas as atividades lúdicas e de lazer que podem ser realizadas naquele espaço florestal, de modo que esta casa torna-se ideal para quem queira juntar alguma diversão aos dias passados entre a natureza.

Número de camas: 2 Quartos de dormir cada um com dois beliches, 1 WC, uma sala de refeições com uma cozinha de apoio devidamente equipada.

Capacidade máxima de pessoas a pernoitar na casa: 8 pessoas.

Localização: A Casa do Abrigo do Cedro localiza-se no interior do Montado do Pereiro, junto ao portão norte do Montado, na freguesia da Camacha concelho de Santa Cruz, na Zona Florestal do Poiso.

Acessos: O acesso é feito pela Estrada Regional nº 103 que liga o Monte ao Poiso e que dá acesso ao portão norte do Montado do Pereiro, zona de acesso à casa.

Casa das Sorveiras (39)
Casa das Sorveiras.

Casa de abrigo das Sorveiras

A Casa de Abrigo das Sorveiras, cujo nome se encontra associado à Sorbus maderensis, espécie endémica da ilha da Madeira, da família das Rosaceae, está situada a 1530 metros de altitude, em plena Zona Especial de Conservação (ZEC) PTMAD0002 – Maciço Montanhoso Central da Ilha da Madeira, área da Rede Natura 2000 e de Parque Natural da Madeira. Este imóvel oferece as condições ideais de hospitalidade a todos aqueles que pretendam usufruir de dias memoráveis na serenidade da floresta.

Número de camas: 1 Quarto de dormir com duas camas de solteiro, 1 WC, uma sala de refeições, cozinha de apoio e garagem (com acesso apenas a viaturas TT).

Capacidade máxima de pessoas a pernoitar na casa: 4 pessoas (2 beliches no quarto).

Localização: A Casa de Abrigo das Sorveiras está situada na freguesia do Monte, concelho do Funchal, entre o Chão da Lagoa e o Poço da Neve.

Casa da Rocha do Navio

A Casa da Rocha do Navio situa-se na Fajã do Sítio da Rocha do Navio, na freguesia e concelho de Santana e foi criada para dar apoio à reserva que é exclusivamente marinha. Esta reserva estende-se entre a Ponta do Clérigo, a este, e a Ponta de São Jorge,a oeste, e entre a linha definida pela preia-mar máxima e a batimétrica dos 100 metros, incluindo o Ilhéu da Rocha das Vinhas e o Ilhéu da Viúva. Atualmente, também está integrada na Reserva da Biosfera – Santana.

Número de camas: 2 quartos com 2 beliches cada (4camas) + 4 lugares no sótão ( deverão ser responsáveis por levar o seu equipamento para pernoita.

Capacidade máxima de pessoas a pernoitar na casa: 8 pessoas.

Localização: A casa de abrigo da Rocha do Navio, situa-se na Fajã do sítio da Rocha do Navio, na freguesia e concelho de Santana.

Acesso: A casa tem acesso pedestre pela vereda escarpada na rocha, proporcionando belas vistas sobre a reserva marinha. A vereda em geral é boa, possuindo degraus irregulares que terão de ser tidos em conta. O acesso também poderá ser feito através do Teleférico da Rocha do Navio.

Casa do Pico Branco

Casa do Pico Branco- Porto Santo (1)
Casa do Pico Branco, Porto Santo.

A casa apenas tem acesso pedestre, tendo os utilizadores da casa de percorrer uma vereda com uma distância aproximada de 2,7 Km pelas serras da zona, demorando mais ou menos 60 minutos até chegar à Casa. A vereda encontra-se em bom estado, constituindo um dos Percursos Pedestres Recomendados na ilha do Porto Santo.

A casa insere-se em área protegida da rede Natura 2000, num local onde a flora existente é única.

Número de camas: 2 Quartos de dormir cada um com um beliche, 1 WC, uma sala de refeições com uma cozinha de apoio..

Capacidade máxima de pessoas a pernoitar na casa: 4 pessoas.

Localização: A Casa do Pico Branco localiza-se na Ilha do Porto Santo (freguesia do Porto Santo), no sítio com o mesmo nome Pico Branco localizado na zona mais este da ilha.

Acessos: O acesso é feito pela Estrada Regional nº 120 da Serra de Dentro até ao início da vereda e percurso pedestre recomendado do Pico Branco e Terra Chã. A partir deste ponto o acesso faz-se única e exclusivamente pedestremente até à casa. O percurso pedestre possui algumas subidas e descidas.