População retira mas CMF manda repor barreiras no acesso ao Caminho dos Tornos fechado há dois anos

Na passada quinta-feira, a população, farta de esperar por uma solução, removeu as barreiras para aceder ao Caminho dos Tornos, troço entre o Caminho dos Marcos e o Caminho Tanque, na Corujeira, Monte.

As barreiras foram ali colocadas em Setembro de 2016, com o fito de consolidar a escarpa devastada pelos incêndios e face à queda de pedras uma vez que uma delas, de grandes dimensões, ainda se encontra na via.

Segundo a Câmara do Funchal (CMF), a estrada do Caminho dos Tornos encontra-se interrompida em conformidade com o parecer do LREC emitido após avaliação no local e identificação de insegurança para a circulação de veículos naquela via, e em acordo com o edital de trânsito 284/2016 ainda em vigor.

Ao Funchal Notícias, a CMF esclarece que a barreira (tipo New Jersey) colocada pela CMF serviu para materializar esse encerramento da via até a conclusão dos trabalhos de consolidação da escarpa que foram adjudicados na reunião de Câmara desta semana (anteontem) por 1,339 Milhões de Euros.

O contrato irá ser assinado, presente a visto do Tribunal de Contas, e a obra terá um prazo de execução de 9 meses.

A Câmara avisa que “qualquer adulteração à sinalização de trânsito, incluindo barreiras, é considerado um acto de vandalismo e os seus responsáveis deverão responder por qualquer incidente que ocorra como consequência desses actos. Os serviços da autarquia irão repor as barreiras de trânsito ainda hoje [ontem]”.