PSD-M considera que época de maior risco de incêndios pode ser vista com mais optimismo

O grupo parlamentar do PSD considerou hoje que, com as medidas e investimentos realizados pelo Governo Regional, este período de maior risco de incêndios pode ser visto com mais optimismo.

Dando continuidade às jornadas temáticas sobre “Protecção do Território e Segurança da População”, os deputados social-democratas visitaram a torre de vigilância do Rabaçal, onde Marco Gonçalves salientou que esta infraestrutura, sob a responsabilidade da Guarda Florestal, integra o Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais, o qual estabelece equipas permanentes  que vão assegurar a vigilância 24 horas por dia.

Além dos meios de actuação em caso de incêndios, nos quais se inclui também o novo helicóptero de combate a fogos, o deputado referiu que este Plano Operacional tem também uma forte aposta na área da prevenção. Uma das medidas que destacou foi a limpeza de mais de 800 hectares de terreno por parte do Governo Regional, demonstrando-se, deste modo, salientou Marco Gonçalves, que “é na prevenção que se faz o maior trabalho”.

O deputado referiu ainda que foi realizado um investimento por parte do Governo Regional, em colaboração com a Protecção Civil, para a aquisição de mais viaturas de combate e ligeiras para os corpos de bombeiros, assim como de equipamento individual de proteção. “É um investimento fundamental e que vai dotar os bombeiros de uma maior segurança e de mais meios, estando mais capacitados”, disse Marco Gonçalves, sublinhando que tudo leva a crer que esta época, mais propensa a incêndios, possa ser encarada com optimismo.

“O Corpo de Polícia Florestal, os Bombeiros e a Proteção Civil, com o investimento avultado que foi feito pelo Governo regional, certamente estão preparados”, disse.

Amanhã, os deputados do PSD visitam o quartel dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz e o quartel dos Bombeiros Voluntários Madeirenses.