Edilidade de Câmara de Lobos assinala Dia da Criança lançando o projecto de uma biblioteca itinerante

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos levou hoje às freguesias do concelho muita animação e actividades lúdicas para assinalar mais um Dia Mundial da Criança. Numa parceria com as casas do povo locais e juntas de freguesia, a Câmara Municipal programou um conjunto de actividades dirigidas às crianças do concelho, em especial às que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico em escolas do Município, esclarece uma nota de imprensa.

Na abertura das comemorações do Dia da Criança, que se realizou na Praça da Autonomia, cidade de Câmara de Lobos, pelas 10h30, o presidente da Câmara procedeu à apresentação pública do projecto “ROSETA – Biblioteca itinerante de Câmara de Lobos”.

Trata-se, explica a edilidade, duma viatura adaptada para servir de biblioteca itinerante, revisitando, em certa medida, a função desempenhada no passado pelas bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian.

A ROSETA encontra-se equipada com livros de diversas temáticas, acesso à internet, jogos e actividades de dinamização cultural, fotocopiadora e impressora. Esta extensão da Biblioteca Municipal prestará um serviço de proximidade ampliado pelas infraestruturas camarárias existentes nos locais de intervenção, potenciando a oferta da índole cultural na forma de exposições, workshops, encontros com escritores, oficinas criativas, feiras do livro, entre outras actividades.

A nova valência cultural municipal pretende alargar a intervenção da Biblioteca Pública Municipal de Câmara de Lobos a todas as freguesias e localidades mais periféricas do concelho. Desde a criação da rede de bibliotecas de Câmara de Lobos, que é composta pela Biblioteca Municipal e pelos do Curral das Freiras, do Estreito de Câmara de Lobos e do Garachico, verificou-se a necessidade de “levar” o universo literário a todas as restantes freguesias, refere-se em comunicado.

Na sessão de apresentação da biblioteca itinerante, o edil camaralobense, Pedro Coelho, salientou que “a ideia de criação do projecto da biblioteca itinerante de Câmara e Lobos surgiu há cerca de dois anos, no contexto do processo participativo da Agenda 21 Local, tendo, então, sido identificado pelos colaboradores da Biblioteca Pública Municipal a necessidade de levar o gosto pela leitura a todos os pontos do concelho.

”Desde a primeira hora, o executivo municipal assumiu o compromisso de promover uma estratégia que permitisse, de forma sustentável, concretizar o propósito de “consolidar e fortalecer a rede de leitura concelhia, procurando promover as literacias para desenvolver uma cidadania activa da população”, referiu o autarca.

Pedro Coelho salientou que com a «ROSETA – Biblioteca Itinerante de Câmara de Lobos», “todos os munícipes do concelho, em especial os que residem em localidades mais periféricas, passam a dispor de um meio alternativo de acesso ao acervo da Biblioteca Municipal e à leitura. Com a biblioteca itinerante, aproximamos a actividade cultural aos munícipes, facilitando o processo de empréstimo domiciliário das obras literárias que integram o catálogo de bibliotecas de Câmara de Lobos”.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, apoiada pelo programa comunitário PRODERAM.

Entretanto, nas comemorações do Dia Mundial da Criança, realizaram-se actividades numa articulação entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as Casas do Povo, tendo participado os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, a PSP, a Universidade Sénior, os Escuteiros de Santa Cecília, o Centro Europe Direct, e a Direcção Regional de Educação.