China derrota Portugal em ténis-de-mesa

Decorre, entre 29 de abril e 6 de maio, em Halmstad (Suécia), o Campeonato do Mundo de Equipas 2018.

A Seleção Nacional Masculina, com o atleta madeirense Marcos Freitas (15), marca presença neste grande evento, constituindo equipa com Tiago Apolónia (36), João Monteiro (61), João Geraldo (86) e Diogo Carvalho (207).

Segundo uma nota de imprensa da associação madeiresnse da modalidade, a formação lusa disputa a Championship Division, integrando o Grupo B de qualificação, sob a orientação do treinador Kong Guoping.

A Seleção Masculina disputou no dia de hoje (terça-feira, 1 de maio) a quarta jornada do grupo, enfrentando a líder mundial China. Num encontro onde o treinador luso optou por não apresentar Marcos Freitas e João Monteiro, os atletas Diogo Carvalho, João Geraldo e Tiago Apolónia foram testados frente a alguns dos melhores atletas mundiais da atualidade.

O jovem João Geraldo esteve perto de surpreender o mundo do Ténis de Mesa, quando esteve quase a derrotar o atual líder mundial Fan Zhendong. Depois de uma vantagem inicial de 2-0 na partida, o atual nº 86 mundial ainda teve duas possibilidades de fechar o confronto a seu favor, quando no quarto set vencia por 10-8, mas o asiático conseguiu a reviravolta e venceu a partida.

Nos outros confrontos, Diogo Carvalho (207) foi derrotado por Xu Xin (4), enquanto Tiago Apolónia (36) não conseguiu ultrapassar Lin Gaoyuan (5).

Neste momento, depois de vitórias frente à Coreia do Norte e Rússia, e derrotas perante a China e Brasil, Portugal ocupa o terceiro lugar no grupo, posição que vale a qualificação para a fase seguinte. Para que isso aconteça, Portugal terá de vencer a República Checa, que totaliza seis pontos, tal como os lusos.

Na quinta e decisiva jornada, a realizar amanhã (quarta-feira, 2 de maio), pelas 09.00 horas, Portugal enfrenta a Seleção da República Checa, enquanto o Brasil defronta a Rússia e a China enfrenta a Coreia do Norte.