II Festival Regional de Dança Escolar assinala Dia Mundial da Dança

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação / Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, em articulação com a Escola Secundária Jaime Moniz, organiza o II Festival Regional de Dança Escolar, o qual pretende reunir, a exemplo da primeira edição, grupos e/ou alunos que, preferencialmente, desenvolvam a modalidade artística de dança nas escolas do ensino básico e secundário da Região, refere uma nota de imprensa.

Este festival visa assinalar o Dia Mundial da Dança, através do intercâmbio entre as práticas artísticas desenvolvidas nas escolas e proporcionar uma constante melhoria e evolução das práticas artísticas na área da dança através da troca de experiências sob a forma de concurso. Até ao dia 12 de Março, puderam inscrever-se neste concurso todos os alunos e/ou grupos interessados, de quaisquer níveis de ensino das escolas da RAM, devidamente acompanhados pelos respectivos docentes.

O II Festival de Dança Escolar está inserido na XXI Semana dos Clubes e Projectos da Escola Secundária Jaime Moniz e realizar-se-á entre os dias 23 e 26 de Abril, no ginásio da escola. Uma vez que o Dia Mundial da Dança ocorre no dia 24, está agendado para este dia o concurso, culminando com a interpretação de uma dança conjunta por todos os participantes.

O programa oficial é o seguinte:

Dia 23 de Abril | 11h30 | Abertura Oficial da Semana

Espectáculo com o grupo de Dancen?gma e alunos da DSEAM

Dia 24 de abril | 10h00 | Apresentações dos Concorrentes

Categoria A  (1.º Ciclo do Ensino Básico)

Categoria B  (2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico)

Categoria C  (Secundário)

Classe conjunto

Classe individual

Coreografia – “No more sad songs” (Little Mix)

Comemoração do Dia Mundial da Dança por todos os intervenientes

Dia 26 de abril 10h00 às 11h15 | Workshop “Jazz Musical” por Leandro Rodrigues e seus alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM)

15h00 | Entrega de prémios 

Abertura | Performance de alunos de dança do CEPAM

Entrega de prémios:

Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Categoria A

   – Melhor grupo

   – Melhor coreografia

Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico – Categoria B

    – Melhor grupo

    – Melhor coreografia

    – Melhor bailarina

Alunos do Secundário – Categoria C

    – Melhor grupo

    – Melhor coreografia

    – Melhor bailarina

Entrega do prémio absoluto Dancen?gma ao melhor grupo

Na primeira edição deste festival (Abril de 2017), participaram nove escolas. Nas categorias infantil e juvenil, os prémios de ‘Melhor bailarino’, ‘Melhor bailarina’, ‘Melhor coreografia’ e ‘Melhor grupo’ foram, na íntegra, para a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda e Escola Secundária Jaime Moniz, respectivamente. O prémio DancEn?gma, prémio absoluto do evento, foi entregue à Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda. Outras informações podem ser consultadas no sítio do evento, através do endereço festivaldancaram.wixsite.com/frede.

Aliando-se a esta comemoração do Dia Mundial da Dança, todas as escolas da Região terão acesso a uma coreografia, da autoria da coordenadora regional de dança, para execução nesse mesmo dia. Por sua vez, o município de Machico, por iniciativa dos professores das áreas artísticas, está a organizar um evento local com o apoio da Câmara Municipal, envolvendo oito escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.