Tradição, alegria e devoção nas visitas do Espírito Santo

Sílvio Mendes

Para o povo madeirense, em especial os católicos,  as visitas do Espírito Santo constituem uma verdadeira festa, pois em muitas localidades reúne-se a família, para receber «o Espírito Santo», que vem abençoar a casa e a família. Há sempre um espírito de fé, pois a visita é recebida com muito respeito e muita dignidade.

A partir do próximo domingo, 8 de abril, vão decorrer as visitas do Espírito Santo nas paróquias da Diocese do Funchal. Vão decorrer até 20 de maio, festa do Espírito Santo.
Após a celebração da missa os grupos compostos por três homens e duas meninas denominadas de «saloias» percorrem os sítios levando a alegria pascal às famílias, mantendo-se assim uma tradição com muitos anos.
Nas visitas pascais pelas casas, o pároco por vezes acompanha o grupo dando uma maior importância a esta festa, pois aí o padre não só conhece melhor o seu rebanho, como também o abençoa.
A essência das Festas do Espírito Santo centra-se no anúncio de Cristo Ressuscitado a todos os homens fazendo com que eles não só olhem para Deus, mas também para o seu irmão que sofre e, em compaixão, ajudá-lo dentro das suas possibilidades.
Na maior parte das paróquias da diocese, o dinheiro recolhido na visita pascal destina-se para o sustento e obras da paróquia.
A devoção ao Espírito Santo na Madeira e Porto Santo teve a sua origem na época da descoberta da ilha em 1420, e no início do povoamento, por meados de 1425. Ao fazer o reconhecimento da zona de Câmara de Lobos, João Gonçalves Zarco, o descobridor da Madeira, demarcou no próprio terreno o espaço dedicado à futura construção duma capela em honra do Espírito Santo. Também é vulgarmente conhecida como capela da Imaculada Conceição.
Com o desenvolvimento da Madeira e o seu crescimento populacional, outras capelas Lhe foram dedicadas.