Museu Nacional de Arte Antiga promove hoje nova acção em torno da mostra “As Ilhas do Ouro Branco”

Foto Rui Marote

Integrada no âmbito da exposição “As Ilhas do Ouro Branco”, que apresenta em Lisboa múltiplas obras de destaque dos museus da Madeira, o Museu Nacional de Arte Antiga realiza hoje, dia 17, entre as 10h30 e as 17 horas, uma acção intitulada “Nas ilhas do Ouro Branco. Açúcar, uma história com várias faces?”.

Trata-se de uma organização conjunta do Museu Nacional de Arte Antiga e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). A sessão de abertura conta com representantes do MNAA e do INSA, respectivamente, António Filipe Pimentel, director do Museu, e José Maria Albuquerque, vogal do Conselho Directivo do INSA.

Às 10h45, está prevista uma apresentação e visita guiada à mostra, pelo comissário da exposição “As Ilhas do Ouro Branco”, Fernando António Baptista Pereira, intitulada “O Açúcar e o Património Cultural: da cana ao combustível, passando pelas obras de arte”.

Já à tarde, às 14h30, será realizada uma apresentação por Inês de Ornellas e Castro, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, abordando o património alimentar da lusofonia, nomeadamente através da alocução “A Alquimia do Açúcar. Entre a arte médica e a arte de cozinha”.

Pelas 15 horas, Andreia Vargues, do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, falará sobre a temática “Quanto açúcar tem este alimento? A face visível pela Tabela da Composição de Alimentos Portuguesa”.

Ana Rita Gonçalves, do MNAA, abordará às 15h30 o tema “A Arte no Tempo do Açúcar na Madeira”, numa visita orientada.

A tarde terminará às 16h30, com a degustação de alguns doces e bebidas da Madeira, com uma breve apresentação sobre os mesmos.

A iniciativa, na qual é possível participar com o bilhete de entrada no Museu, tem o apoio do Turismo da Madeira.