Não há frascos para recolha de urina, utentes aconselhados a irem comprar às farmácias

Centro de Saúde Bom Jesus 1
O Centro de Saúde do Bom Jesus está sem frascos para recolha de urina. Precisa de 3500 por mês, uma média de 60 por dia.

Não é uma situação nova, é igual a tantas outras que registam faltas recorrentes no Serviço de Saúde da Região. Hoje, 1 de fevereiro, ainda não havia solução para a inexistência de frascos para recolha de urina e fezes, tanto no Hospital como no Centro de Saúde do Bom Jesus. Aqui, não há frascos (coletores esterilizados) há mais de dez dias e os utentes são aconselhados a irem comprar às farmácias se quiserem mesmo fazer as análises.

De acordo com informações que conseguimos apurar, este problema vem acontecendo há algum tempo, agravando-se com o aumento de recolhas verificado no Centro do Bom Jesus, devido ao facto do Centro de Saúde de Santo António ter deixado de fazer e de São Roque e Caniço ser por marcação. Em números aproximados, o Bom Jesus faz cerca de 130 recolhas de análises por dia, necessita de 3500 frascos por mês, gastando diariamente uma média de 60.

Os utentes têm vindo a manifestar o seu descontentamento, não tanto pelo custo unitário nas farmácias, aproximadamente 60 cêntimos, e conscientes de que existem situações bem mais graves neste domínio. No entanto, apontam que esta realidade representa “mais uma falta no Serviço de Saúde da Região”.