Madalena Nunes enfatizou medidas da CMF para apoiar alunos, desde o 1º Ciclo à Universidade

A vereadora Madalena Nunes declarou hoje, após a reunião de Câmara na autarquia funchalense, que esteve em debate a educação, uma área na qual o executivo “tem feito um grande investimento”. Concretamente, o executivo trouxe a debate os regulamentos para a atribuição dos manuais escolares aos alunos do 1º ano (já no ano passado a CMF entregou manuais a estudantes deste ano), 2º e 3º ciclos. Foi também trazida à colação a abertura do regulamento para a atribuição de bolsas aos alunos que estão a frequentar a universidade.

No ano passado, a CMF conseguiu apoiar quatro mil crianças, dos quatro anos de escolaridade que compõem o primeiro ciclo, disse Madalena Nunes. “Funcionou muito bem, para as famílias e as próprias crianças. Agora queremos concretizar mais”, declarou.

No próximo ano lectivo, a CMF vai entregar manuais escolares aos alunos do 2º Ciclo, em 2019/20 será a vez dos alunos do 3º ciclo serem beneficiados. O apoio aos estudantes universitários começa também no próximo ano lectivo. “Há muitos alunos da classe média que acabam por abandonar os estudos por causa das dificuldades financeiras”, disse a vereadora. A edilidade quer ajudar nesse esforço com um investimento na educação. “Estamos agora a conseguir concretizar um compromisso da campanha eleitoral”, referiu Madalena Nunes, que espera que já em Fevereiro seja possível trazer os regulamentos, “porque já queremos começar a trabalhar nisso para o próximo ano lectivo, que está quase aí”.

Houve algo, acrescentou, que foi feito relativamente ao 1º Ciclo, e que não o será no 2º e no 3º: apoiar todas as crianças que estudam no Funchal. A razão para o fazer, disse, foi que estas crianças “são muito pequeninas, e sabemos que muitas pessoas que trabalham no Funchal não residem cá, mas, que por uma questão de apoiar a criança pequenina, trazem-na para o pé de si, para o seu local de trabalho”. Já a partir do segundo ciclo, só serão efectivamente apoiados alunos, e famílias, que habitem no Funchal.

Já quem estude na Universidade, seja no Funchal ou fora da Região, será apoiado.