Câmara do Funchal promove formação sobre utilização de hortas municipais

Foto DR.

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) promove, esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, o 2º módulo de um ciclo de formações sobre boas práticas agrícolas e ambientais, destinadas aos utilizadores das hortas urbanas municipais do Funchal.

Trata-se de uma iniciativa da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, do Departamento de Ciência e de Recursos Naturais da Autarquia, tutelado pela Vereadora Idalina Perestrelo, que considera que esta formação vai de encontro à pretensão deste Executivo “em tornar o Funchal uma cidade cada vez mais sustentável e mais ecológica”.

O objetivo é sensibilizar para a Agricultura Biológica, como prática de produção sustentável, e consciencializar para as vantagens atinentes ao consumo de alimentos mais saudáveis, mais frescos e melhor cultivados, ao mesmo tempo que se promovem práticas de impacto positivo no ecossistema.

“Serão abordados temas como as rotações das culturas, a regeneração dos solos, a compostagem e o controlo de pragas e doenças, entre outros, por forma a fomentar a melhoria da fertilidade e da biodiversidade do solo”, adianta Idalina Perestrelo.

A primeira formação decorreu na semana passada, no Auditório da Junta de Freguesia de São Martinho, “tendo registado casa cheia, com os nossos hortelãos a elogiarem a iniciativa e a mostrarem-se bastante interessados e participativos, o que muito nos apraz.”

O ciclo de formações continua esta sexta-feira no mesmo auditório, entre as 19h e as 21h. Neste Módulo II, será abordada a Gestão das Ervas (As Ervas como Recurso; Práticas de Supressão das Ervas).

As formações são de participação gratuita, mas obrigam a uma inscrição prévia, que pode ser efetivada presencialmente, no serviço das Hortas Urbanas, situado na Rua da Mouraria, n.º 31, ou ainda de forma direta, a qualquer técnico camarário presente nas hortas, através de chamada telefónica para os respetivos serviços (291 211 000) ou, finalmente, através do site da Câmara Municipal do Funchal, que disponibiliza um formulário para o efeito, no menu Serviços Municipais >  Ciência >  Hortas Urbanas Municipais:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiT8TN7g7VRwZED0Sgk3vdSvNDJR_zZHs23ZaefT6zuXwesg/viewform.